Promover fóruns comunitários periódicos sobre temas relacionados a assistência e assuntos estudantis
Implementar programas e projetos de apoio e assessoramento à criação, regularização, desenvolvimento e fortalecimento das representações estudantis
Fortalecer e ampliar a participação das representações estudantis e profissionais das Diretorias de Assuntos Estudantis nas definições de criação, manutenção e investimento em programas, projetos e ações da assistência e assuntos estudantis
Consolidar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantil
Desenvolver, fomentar e investir em novas metodologias de estudos do perfil estudantil e sobre temáticas para a melhoria das condições de permanência, vínculo institucional, acessibilidade, inclusão e desenvolvimento acadêmico
Dar continuidade ao programa de incentivo à construção de moradia estudantil nos campi, em modelo de autogestão
Estabelecer parcerias para alocação de moradias e manter o auxílio em pecúnia
Implementar o sistema de registro dos atendimentos dos profissionais da assistência estudantil aos discentes
Ampliar os investimentos em programas, projetos, serviços e ações voltados à permanência, vínculo institucional, acessibilidade, inclusão e desenvolvimento universitário na UTFPR
Instituir e prever recursos para o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Física e Mental para a comunidade acadêmica
Investir e propor ações institucionais promotoras de ambientes saudáveis
Institucionalizar programas e serviços de incentivo e apoio aos eventos realizados pelas representações estudantis, coletivos representativos e agremiações que atuem em temas de interesse da comunidade acadêmica
Consolidar programa de apoio à realização e participação em eventos culturais, esportivos, artísticos, políticos, científicos, inovadores, tecnológicos e profissionalizantes
Ampliar e qualificar as ações voltadas à formação humanística, crítica e profissional dos estudantes
Investir no desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias assistivas para apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação inclusiva
Ampliar os recursos do Fundo de Apoio à Pessoa com Deficiência
Criar programa e serviços de promoção da diversidade étnico-racial, cultural, religiosa e de gênero
Investir e ampliar a promoção do acompanhamento e implementação de adaptações razoáveis para os estudantes com necessidades educacionais específicas
Desenvolver programas e serviços de acessibilidade e inclusão para pessoas da educação especial
Fomentar a formação e qualificação da comunidade universitária, numa perspectiva de acesso e inclusão, por meio de fóruns e eventos permanentes
Implementar programa de incentivo e investimento a criação dos espaços de convivência universitária, de estudos e para as entidades estudantis, coletivos e agremiações
Implantar o café da manhã em todos os Restaurantes Universitários
Apoiar a estruturação de espaços adequados para atendimento das equipes profissionais das Diretorias de Assuntos Estudantis em todos os campi
Contribuir com a viabilização de espaços para amamentação e cuidados dos filhos das estudantes mães e pais, e instalação de trocadores em todos os campi
Promover ações de formação integral dos estudantes, com atuação interdisciplinar dos profissionais, voltados para o desenvolvimento psicossocial, fortalecimento de identidade e que seja indutora da participação social na sociedade
Atuar a fim de minimizar os aspectos multifatoriais que impactam no desempenho acadêmico e provocam a retenção, a evasão e o abandono institucional universitário
Estabelecer o fortalecimento continuado entre a instituição e as unidades, bem como com as demais entidades governamentais e não governamentais, para o desenvolvimento de ações macroestruturais aliadas as novas tendências sociais, educacionais e culturais
Tornar o COINTER evento institucional oficial da UTFPR
Criar a Política de Inclusão da UTFPR
Criar políticas para a gestão de aquisições e contratos de TI comuns entre todos os campi da UTFPR, com o objetivo de otimizar e unificar os processos administrativos e licitações. Esta abordagem permitirá que as demandas compartilhadas sejam atendidas de forma mais eficiente, facilitando a aquisição de soluções e o desenvolvimento de projetos padronizados institucionalmente
Ampliar e garantir o acesso dos servidores da área de Tecnologia da Informação — incluindo a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI), as Coordenações de TI e os técnicos de laboratórios — a plataformas de treinamento online e outros cursos essenciais para a constante capacitação desses profissionais
Promover políticas de renovação da infraestrutura e do parque tecnológico de TI da UTFPR para aprimorar e manter as capacidades tecnológicas adequadas às necessidades da comunidade universitária
Destinar recursos para a aquisição de uma solução institucional de segurança de endpoint de última geração, a fim de proteger o parque de TI da UTFPR. Esta solução deve permitir a detecção eficaz e a proteção contra as mais recentes ameaças digitais
Disponibilizar orçamentos anuais específicos para a construção de novos projetos institucionais em Tecnologia da Informação. Esses projetos serão definidos em conjunto pelo corpo técnico da UTFPR, incluindo a Diretoria de TI e as Coordenações de TI de todos os campi
Promover a ampliação da disponibilidade das licenças institucionais de softwares destinados ao ensino e pesquisa, garantindo que alunos e professores tenham acesso às ferramentas necessárias para suas atividades acadêmicas e investigações. Além disso, disponibilizar recursos de computação no formato de Infraestrutura como Serviço (IaaS), destinados aos pesquisadores da UTFPR
Estender e aprimorar a qualidade da cobertura da rede sem-fio institucional, fornecendo às equipes de infraestrutura equipamentos adequados para o diagnóstico da rede e recursos necessários para correções e ampliações, garantindo uma conectividade eficiente e segura para todos os usuários
Investir na manutenção e atualização do datacenter institucional, ampliando os recursos destinados aos campi no projeto “Hosting”. Este investimento deve primar pela confiabilidade e disponibilidade do ambiente, bem como pela integração com soluções de nuvem pública
Manter e expandir o acesso e a capacitação em softwares especializados para toda a UTFPR, como já acontece com Matlab, Ansys, SolidWorks, Grammarly, Turnitin, Google for Education (GSuite), entre outros, com o objetivo de garantir a utilização ampla de tais ferramentas em nossa instituição, buscando desenvolvimento, inovação e aprendizado de qualidade
Elaborar o Plano de Modernização dos Ambientes de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando tornar os espaços acadêmicos atrativos e motivadores para estudantes, professores e demais usuários
Observar as diretrizes das áreas finalísticas para a Universidade do Presente e do Futuro, com foco na Inovação Tecnológica, Transformação Digital, Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética e Eixos de Acessibilidade
Reorganizar o fluxo de processos para elaboração e compra de serviços de arquitetura e engenharia, baseados na Tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção)
Criar o Fundo de Investimentos nos Espaços de Inovação Tecnológica, Convivência de Servidores e Estudantes, Artes, Esportes e Desenvolvimento Social, definindo prioridades para construção de novos espaços e modernização dos espaços existentes
Elaborar o Plano de Ação para atuação institucional em ações emergenciais de suporte à infraestrutura dos campi, alocando recursos e definindo ações prioritárias para preservação das condições de segurança e desempenho, inclusive em eventos climáticos extremos
Ampliar e otimizar a aplicação dos recursos para as Ações Transversais, de modo a estender e garantir a todas as edificações da universidade as condições de acessibilidade, segurança e proteção em situação de incêndio, acessibilidade e manutenção emergencial
Elaborar e consolidar o o Plano Diretor Institucional, congregando os Planos Diretores dos campi
Fortalecer os procedimentos de fiscalização de contratos de engenharia por meio de programas de treinamento e aplicação de ferramentas de TI
Fomentar mais ações de divulgação científica direcionadas a estudantes do ensino médio, com o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa e pela ciência, e assim atrair mais alunos para os cursos de graduação
Concluir e consolidar o portal institucional em suas potencialidades integradas à Cibercultura
Apresentar proposta de rebranding da marca UTFPR, baseada nos padrões de marcas contemporâneas
Produzir manuais e catálogos nos setores de Comunicação, com o objetivo de orientar e articular procedimentos administrativos
Estruturar, com servidor designado, da Assessoria do Portal institucional para atendimento e articulação das demandas do portal
Digitalizar os documentos do patrimônio histórico, já organizados e catalogados, e disponibilizar para pesquisa
Estruturar, com servidor designado, o Departamento de Patrimônio Histórico como fonte de pesquisas e exposições para a comunidade
Ampliar as parcerias entre a Editora Universitária e outras instituições de relevância nacional
Articular a produção de livros interdisciplinares, decorrentes de Programas multicampi e de projetos interdisciplinares
Ampliar projetos voltados às linguagens artísticas
Produzir indicadores culturais para avaliar as ações desenvolvidas; avaliação anual de ações
Estruturar o Festival de Inovação Digital - com foco na produção de podcasts, vlogs, videocasts, vídeos curtos e animação
Estruturar a área de produções da Economia Criativa, com empresas de games entre outras, animações e inovações digitais, focado no empreendedorismo da economia criativa
Reconhecer, valorizar e fomentar a diversidade cultural produzida no contexto da UTFPR, estabelecendo um diálogo contínuo e produtivo com a sociedade brasileira e outras culturas
Promover o pensamento crítico e sensível acerca da economia criativa e solidária, do consumo cultural e da fruição de bens, ações acadêmicas e conteúdos culturais na UTFPR
Estimular a realização de intercâmbios de saberes e de produções artísticas e culturais com outros segmentos
Estimular com fomento, as iniciativas de desenvolvimento de atividades culturais características de cada campus, compreendendo as peculiaridades regionais, que fortalecem a identidade da UTF em cada território que se encontra
Qualificar a gestão na área cultural da UTFPR
Consolidar o papel da UTFPR como agente cultural regional nos seus 13 campi
Estruturar o Festival de Animação UTF
Fortalecer as parcerias público privadas, com outras instituições, artistas e grupos culturais e artísticos regionais, nacionais e internacionais, constituindo a UTF num palco para inovações artísticas
Articular e integrar de forma sistêmica a gestão cultural na UTFPR, com participação ativa de estudantes e servidores
Promover agendas de debate sobre temas emergentes da cultura
Tornar os 13 campi como centros irradiadores de produção artística e cultural, com a realização de mostras, seminários e festivais
Consolidar a prática de estabelecer critérios para a distribuição de vagas docentes, criando diretrizes institucionais quantitativas e qualitativas para a alocação de vagas de servidores docentes e também de servidores técnicos administrativos educacionais (TAEs)
Ampliar as atividades consultivas à comunidade sobre temas de impacto na comunidade universitária (estudantes, técnico-administrativos e docentes), institucional e social
Potencializar, fomentar e diversificar as parcerias com entidades governamentais e não governamentais que atuem em temas concernentes aos objetivos, missão e valores da UTFPR
Priorizar a articulação permanentemente com os órgãos governamentais para a recomposição de vagas de servidores (técnicos-administrativos e docentes) para a UTFPR
Implementar programa e serviços de enfrentamento das situações de assédio, racismo, discriminação e violências, com espaços e profissionais especializados para acolhimento das vítimas
Fortalecer o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), continuando o apoio à comissão já estabelecida na atual gestão e ampliando com editais específicos para bolsas de extensão e pesquisa, bem como com recursos para publicações e participações em eventos e cursos, além da oferta de cursos e palestras sobre suas temáticas
Instituir o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), apoiando a criação de uma Política para o NEABI na UTFPR que também promova a criação de espaço físico adequado e de um canal de comunicação sobre as atividades do NEABI, gerando um ambiente acadêmico saudável e equitativo, reforçando práticas de trabalho justas e governança inclusiva
Fortalecer nossa comissão de Combate ao Karoshi já criada na atual gestão, antecipando legislações e priorizando a saúde mental e a qualidade de vida em nossa comunidade, reforçando, neste projeto pioneiro no Brasil, nossa posição como uma universidade comprometida com o bem-estar comunitário
Implantar a Política de Enfrentamento à violência e o assédio nas relações de gênero da UTFPR
Implementar uma Política de Governança que estabeleça estruturas e processos para assegurar a integridade, eficácia e transparência da gestão institucional na UTFPR. Esta política incluirá a reforma da estrutura organizacional da Universidade com participação ativa da comunidade universitária
Alterar o nome da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) para Pró-Reitoria de Extensão, Cultura & Inovação (PROEXTI) na UTFPR
Criar a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), formalizando a gestão de recursos humanos em uma unidade administrativa dedicada, com o objetivo de centralizar, otimizar e aprimorar as práticas de RH
Desenvolver e socializar a comunicação dos calendários anuais das atividades permanentes dos órgãos deliberativos como Conselhos, reuniões diretivas e de gestão
Estabelecer (ou fortalecer) parcerias estratégicas com outras instituições e setores, como CREA, IDR, SETI, SEBRAE, entre outros, para fortalecer a missão institucional da UTFPR
Acompanhar e garantir a execução do PDI
Continuar apoiando, valorizando e ampliando a rede das Incubadoras de Economia Solidária a todos os campi interessados, a exemplo da pioneira e referência TECSOL na UTFPR
Reestruturar o PROEM em conjunto com a PROGRAD e PROPPG, para integração das disciplinas de empreendedorismo como âncoras do processo de disseminação da cultura do Empreendedorismo Inovador Sustentável
Estruturar nos editais de fomento ao empreendedorismo, a busca por alinhar os projetos a alguns dos 17 ODS, vinculando o resultado dos projetos apoiados ao fomento ao Empreendedorismo Inovador Sustentável
Credenciar todos os Ambientes Promotores de Inovação, junto ao SEPARTEC, por exemplo, todos os Hotéis Tecnológicos, todos os espaços Makers, Centros Inovação, etc
Implementar a Feira de Empreendedorismo e Inovação “Inovação é para Toda(o)s” ampliando e estendendo a todos, os eventos de inovação e empreendedorismo que os campi já realizam, Inovações Frugais “agora a NASA vem”, disruptivas, incrementais, desafio de robótica entre outros
Estimular com fomento, as iniciativas de desenvolvimento de atividades empreendedoras características de cada campus, compreendendo as peculiaridades regionais
Reestabelecer o programa de Pré Incubação – Hotel Tecnológico, marca consolidada em nível nacional para pré incubação de empresas de base tecnológica
Estruturar o Programa de Empreendedorismo de Impacto em parceria com o ICE - Instituto Cidadania Empresarial, Fundação Boticário e Parque Tecnológico Itaipu
Fortalecer o trabalho em rede nos Ambientes Promotores de Inovação, gerando protagonismo regional
Fortalecer a parceria com o SEBRAE com o desenvolvimento de atividades como o Garage na maioria dos cursos de engenharia e bacharelados da UTF
Ampliar o apoio aos ambientes promotores de inovação (A.P.I), por meio da capacitação de servidores para assumir funções de gestão nesses ambientes, profissionalizando e valorizando; oficializar o apoio aos gestores dos A.P.I. nas elaborações de propostas de editais de fomento
Ampliar o Movimento das Empresas Juniores (EJ), mantendo o edital EJ-UTF Capacita; estruturar a organização das EJs por meio da implementação da Rede EJ-UTF, continuar estimulando e ampliar o apoio das EJs em atividades de apoio aos campi, capacitar coordenações de curso e responsáveis pelas EJs para integrá-las aos departamentos
Ampliar o apoio às Equipes de Competição, mantendo o edital de apoio; estruturar a organização de todas as equipes, seja por campus como por área de competição, por meio da implementação da Rede Competition Teams – UTF, parceria com o PTI para fortalecimento das equipes
Criar a Antena Internacional de Startups, nos acordos de cooperação internacionais que a UTF possui
Fortalecer o programa de Parques Científicos e Tecnológicos já existentes e credenciados no SEPARTEC
Criar programa de Empreendedorismo Feminino, fomentando a geração de startups geridas por mulheres
Fortalecer o PROEM como um programa de geração de “Novos Empreendedores Novos” éticos, ambientalmente corretos, responsáveis e conectados com o desenvolvimento de riqueza para a sociedade
Promover o edital de bolsas para inovações sociais, voltado a geração de inovação de baixa complexidade em comunidades
Estruturar um calendário anual online de todas as atividades acadêmicas e administrativas, incluindo instruções detalhadas, facilitando os processos decisórios e garantindo que servidores e estudantes compreendam claramente os prazos e atividades de interesse institucional
Produzir vídeos institucionais sobre os programas e ações da PROGRAD, incluindo Monitoria, ENADE, Projetos de Ensino, MEI-U, Formação Docente, Qualidade de Curso e Curricularização da Extensão, para aprimorar e expandir a comunicação com os diversos públicos da universidade, facilitando o acesso à informação e incentivando a participação ativa da comunidade acadêmica
Elaborar e implementar um plano de modernização e reestruturação das bibliotecas, desenvolvendo-o com o apoio dos servidores desses setores, acompanhando as tendências nacionais e internacionais em bibliotecas universitárias e adotando tecnologias para aprimorar o acesso à informação, bem como aos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas
Instituir o Fórum de Bibliotecas (FORBIB) para fomentar a troca de experiências entre as bibliotecas com o obejtivo de analisar e propor melhorias processuais, além de promover capacitações para aperfeiçoar a utilização dos recursos disponíveis
Sob a liderança do DEPEDUC, em consonância com os DEPEDs, ampliar a oferta dos módulos do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PD2i) para os docentes efetivos da UTFPR e estruturar essa oferta como um curso de especialização, abrindo vagas também para participantes externos à UTFPR
Aprovar e implementar o novo regulamento de Projeto de Ensino, visando enriquecer o aprendizado dos estudantes com tecnologia e métodos inovadores, ficando na aplicação prática do conhecimento e na inovação curricular
Ampliar a integração da extensão nos currículos dos cursos da UTFPR, facilitando o acesso a experiências práticas por meio de novos editais de apoio, bem como simplificar o sistema acadêmico para registrar essas atividades, tornando o processo mais prático para estudantes e servidores
Expandir a Metodologia Mei-U para os Cursos de Educação Profissional e Tecnológica, começando com um projeto piloto para avaliar a eficácia e ajustar com base em feedback concreto, garantindo que, antes da expansão completa, ajustes necessários sejam aplicados para aprimorar a implementação e melhor atender às necessidades dos alunos
Oportunizar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e midiáticas nos currículos para os estudantes, com objetivo de desenvolver visão crítica para o uso dos ambientes digitais
Desenvolver o Projeto de Curso Piloto de Educação Profissional para Públicos Diversificados, realizando estudos de mercado para identificar as demandas específicas desses grupos
Fortalecer a nossa comunidade acadêmica com o Programa de Mentoria, apoiando alunos até a conclusão de seus cursos, com o objetivo de garantir a permanência estudantil com orientação personalizada e inclusiva, permitindo mais tempo para aprender, ensinar e inovar
Estimular a colaboração acadêmica por meio de parcerias entre coordenações de curso e departamentos de ensino, permitindo que alunos avançados orientem os mais novos, fortalecendo o apoio contínuo, promovendo a permanência estudantil e facilitando o processo de aprendizado, ensino e inovação em nossa comunidade
Realizar a análise de viabilidade técnica de novos cursos no COGEP antes de submeter seus projetos pedagógicos para aprovação, garantindo um processo de abertura tecnicamente robusto e colaborativamente construído, sendo etapa fundamental para reforçar o planejamento estratégico e assegura a qualidade e sustentabilidade dos novos cursos
Criar a UTF Virtual, desenvolver uma plataforma robusta com recursos interativos e suporte técnico dedicado, incluindo programas de capacitação para servidores nas tecnologias de ensino à distância, garantindo uma implementação eficaz e uma experiência educacional enriquecedora
Investir na infraestrutura de salas multimeios para conectar disciplinas de graduação e pós-graduação, enriquecendo a formação dos estudantes da UTFPR com acesso às especialidades de outros Campi, proporcionando também aos professores oportunidades de colaboração interdisciplinar e desenvolvimento profissional
Sob a liderança do DEPEDUC, em consonância com a "PROGEP", promover o trabalho integrado entre os DEPEDs e RH para ofertar formações docentes (PDPDc) em todos os campi da UTFPR, com o objetivo de construir e compartilhar conhecimentos de maneira estruturada e colaborativa
Ampliar as opções de ingresso com seleções específicas para estudantes refugiados e a população 60+, já aprovadas pelo COGEP e em avaliação pelo COUNI, ampliar os acessos para participantes de competições do conhecimento e beneficiários do PEC-G, permitindo que todos explorem suas paixões e avancem em suas trajetórias educacionais
Manter e ampliar o uso de recursos tecnológicos nas práticas das bibliotecas, implementando soluções que minimizem o retrabalho e dinamizem as atividades diárias, visando oferecer respostas mais precisas às necessidades de informação da comunidade acadêmica
Reforçar o apoio aos Programas de Dupla Diplomação e ao Edital de Auxílio Nilo Peçanha, visando expandir oportunidades para que nossos estudantes vivenciem experiências internacionais, promovendo uma formação acadêmica que combina descoberta e preparo para o mercado global, uma jornada de sucesso
Estruturar e fomentar o programa 'UTFPR Portas Abertas' em todo o sistema por meio da difusão da cultura universitária no ensino médio e fundamental, visando ampliar a influência da UTFPR nas comunidades externas
Consolidar o Processo Seletivo Vestibular dialogando constantemente com cursos e gestão dos Campi, com obejtivo de melhorar as estratégias de divulgação da universidade, mostrando a riqueza de ações que fazem parte da vida acdêmica, bem como aprimorar o processo de efetividade das matrículas, garantindo agilidade e eficiência para todos os envolvidos
Avaliar a inclusão de critérios adicionais de classificação no Processo Seletivo Simplificado da UTFPR, buscando diversificar os métodos de seleção para refletir melhor as competências dos candidatos, considerar os resultados de avaliações como a Prova Paraná, além do Vestibular e do Enem, permitindo que mais estudantes mostrem seu potencial e aproveitem oportunidades de aprendizado alinhadas com seus interesses
Promover os encontros regulares e as consultas públicas para refinar a Política de Abertura, Manutenção e Extinção de Cursos de Graduação (PAME), tornando mais simples e direta a participação de estudantes e servidores nas decisões dos cursos, aprimorando a transparência e a colaboração na gestão acadêmica, sem impor exigências adicionais
Aprimorar o Relatório de Risco de Desligamento, detalhando questões como procedimentos burocráticos, dificuldades de aprendizagem e necessidades de acolhimento e apoio socioeconômico, fortalecendo o suporte aos estudantes
Criar e disponibilizar um painel para análise e visualização de dados sobre evasão e retenção nos cursos de graduação da UTFPR
Manter e aprimorar as práticas de interlocução e de apoio implementadas na gestão atual aos grupos PET, bem como ampliação destes grupos quando os editais pertinentes do MEC forem lançados
Manter e intensificar o protagonismo da UTFPR no PET Nacional alcançado na atual gestão e ampliar a representação da instituição no CLAA nacional, demonstrando o valor que atribuímos à liderança em interações com outras instituições e ao protagonismo da UTFPR
Manter o apoio e o fomento da atual gestão aos Cursos de Licenciatura, continuando e fortalecendo o incentivo e o suporte ao PIBID, à Residência Pedagógica e ao programa Licenciando, além de promover a participação ativa em eventos como o ENALIC, a Semana das Licenciaturas e eventos correlatos
Impulsionar a internacionalização da instituição, incentivando não apenas a atuação local, mas também em rede, promovendo até três níveis de aprendizado com o objetivo de capacitar nossos estudantes para a participação em programas de mobilidade internacional e em disciplinas ministradas em diversos idiomas, reforçando assim a cultura de ensino e aprendizado de idiomas na UTFPR
Aprovar e operacionalizar o novo Regulamento da Monitoria, com objetivo de reduzir a retenção e evasão, ajudando para o êxito na formação acadêmica, bem como concluir a implementação do sistema digital de gestão da Monitoria para auxiliar o atendimento dos monitores
Manter o apoio e intensificar o fomento realizados pela atual gestão às Monitorias, considerando cada vez mais a importância deste programa, que atua no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, e contribui para a redução da evasão e retenção e manutenção estudantil
Reestruturar o Processo de Reopção, Transferência e Aproveitamento de Curso (RTA) com um sistema integrado que facilite desde a inscrição até a matrícula dos aprovados, desburocratizando o processo e simplificando o trabalho da coordenação
Realizar um sistema de Avaliação Contínua de Cursos que integra critérios de avaliação externos e internos, enriquecendo a qualidade dos cursos e simplificando os processos de avaliação, permitindo o aprimoramento de nossa prática educativa em sintonia com as necessidades da comunidade
Desburocratizar a graduação criando o Comitê de Revisão de Processos e transformando nossa universidade em um espaço mais eficiente e focado nos interesses de todos, com menos burocracia e mais tempo para aprender, ensinar e inovar
Realizar a Mostra Anual sobre Educação na UTFPR e publicar os Cadernos Pedagógicos anualmente, promovendo o compartilhamento de práticas docentes, pesquisas e ações de extensão, oportunizando a divulgação de instrumentos, teorias e abordagens educacionais, disseminando conhecimento e enriquecendo a experiência acadêmica nos cursos de graduação
Consolidar a reestruturação do Regulamento da Organização Didático Pedagógica (RODP), iniciada na atual gestão, estabelecendo-o como o documento base para toda a graduação na UTFPR e com isso assegurar o acesso rápido e fácil a todos os documentos atualizados que regem a graduação, facilitando a consulta e garantindo a conformidade acadêmica
Reestabelecer o protagonismo esportivo da UTFPR junto à sociedade
Fomentar as Atléticas em parceria com a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis, com apoio financeiro para projetos orientados para representação da UTFPR e institucionalizar os Jogos Estudantis da UTFPR, em âmbito local, regional e estadual
Estruturar uma política institucional, em parceria com a PROGRAD, com recursos para capacitação, treinamento e formação de equipes esportivas competitivas em diferentes modalidades, inclusive com apoio de patrocinadores
Estabelecer bolsas para atletas destaque UTF, para participação de campeonatos regionais, nacionais e internacionais
Criar o projeto "Aluno Tutor Profissional", que será composto por alunos dos 9º e 10º períodos que já atuam no mercado de trabalho. Esse projeto tem como objetivo orientar alunos do 4º ao 7º período na escolha de estágios e na criação de uma proposta de estudos direcionada para suas futuras linhas de atuação profissional
Criar o projeto "ALUNO DEFESA CIVIL", por meio da capacitação, em parceria com a Defesa Civil, de um grupo de trabalho na UTFPR, para que alunos de Engenharia e outros cursos, possam atuar com seus conhecimentos a mitigar impactos de emergências, (exemplo: emergências climáticas e desastres naturais)
Estruturar o Programa RONDON - UTF regional, baseado na experiência do campus Francisco Beltrão
Fortalecer os programas de Extensão em parceria com a PROGRAD e PROPPG, estimulando a cultura extensionista na UTFPR
Estruturar e publicar a Revista de Extensão da UTFPR, permitindo a publicação de trabalhos realizados obtidos pela UTFPR junto a comunidade
Ampliar o número de Programas de Extensão, com apoio por meio de recursos financeiros e humanos
Desenvolver novas parcerias com Associações, ONGs, e similares do terceiro setor, para caracterizar e fortalecer as demandas da sociedade como orientação para projetos e programas de extensão, que atendam todos os campi da UTFPR
Estruturar a formação para extensão, por meio de cursos de capacitação em desenvolvimento de extensão na universidade, para consolidar as novas matrizes curriculares com 10% da carga horária destinadas a extensão
Fortalecer as parcerias com Agências de Fomento para ampliar os recursos destinados à Extensão
Construir o programa Universidade Tecnológica Solidária em parceria com o PTI
Fortalecer os programas de extensão realizados com características próprias de cada um dos 13 Campi da UTF, preservando a identidade de cada campus com o território em que se encontra
Incluir nos editais de extensão a necessidade de vinculação e desenvolvimento de alguns dos 17 ODS, fomentando a Extensão vinculada à Sustentabilidade
Cocriar projetos para polos Embrapii com os campi que possuem competência tecnológica e estruturar um relacionamento com a Embrapii
Estruturar projetos para a captação de recursos da Lei Rouanet, com o objetivo de fortalecer as ações de Cultura e Extensão na UTFPR
Estruturar o programa de extensão para as equipes de competição tecnológica e organizar a atuação destas junto à UTFPR, buscando fortalecer o desenvolvimento das equipes por meio de parcerias externas com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e outras entidades
Criar um escritório em rede com os 13 campi da UTFPR para realizar busca ativa de fomento nacional e internacional. Este escritório terá como objetivo a elaboração e gestão de projetos de interesse da comunidade UTFPR
Estruturar o Festival da Primavera da UTFPR, coincidindo com o aniversário da instituição. Este festival deve ser uma mostra abrangente que engloba inovação tecnológica, cultural e empreendedora, além de atividades extensionistas. A programação deve incluir um festival cultural que celebre a diversidade e o talento dentro e fora da universidade, promovendo o fortalecimento do trabalho em rede e o protagonismo regional dos campi
Criar o Programa de Capacitação Bolsista ASSAE, destinado aos bolsistas de Assistência Estudantil, em parceria com setores administrativos da UTFPR, programas do SEBRAE, empresas juniores e ambientes promotores de inovação
Fortalecer o programa de extensão dos cursinhos solidários e organizar a atuação destes junto à UTFPR e às comunidades
Desburocratizar os processos de Acordos de Cooperação, melhorando a base de conhecimento e desenvolvendo um sistema simplificado para a submissão de projetos de parceria
Estruturar um programa para implementar o "Fundo de Endowment UTFPR", que permita doações de ex-alunos, empresários e comunidade em geral, sendo juridicamente amparado pela Lei Federal nº 13.800/2019
Continuar valorizando as atividades de extensão na matriz de distribuição orçamentária, garantindo que estas recebam um apoio financeiro proporcional e em nível de igualdade com as atividades de ensino e pesquisa. Este esforço deve enfatizar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um equilíbrio entre essas três dimensões
Fortalecer o trabalho em rede com instituições de ensino superior como o IFPR (Instituto Federal do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e as universidades estaduais, públicas ou privadas do Paraná
Criar o Programa Alumni UTF+, uma iniciativa destinada a fortalecer os laços entre a UTFPR e seus egressos
Elaborar procedimentos e modelos de documentos de patrocínio, com o objetivo de facilitar a captação de recursos para os projetos de extensão desenvolvidos na UTFPR. Essa iniciativa visa tornar as ações extensionistas autossustentáveis
Fortalecer e fomentar a criação de NAPIs no âmbito do trabalho em rede da Inovação com Extensão
Criar a Agência UTF de Estágio & Empregos, uma iniciativa destinada a centralizar e otimizar os serviços de apoio à colocação profissional dos estudantes e egressos da UTFPR
Criar um calendário de participação da UTFPR em feiras e eventos tecno-científicos, organizando estandes em eventos de destaque como o Curitiba Expo Smart City, Show Rural, Inventum, Feira de Sabores do Paraná, e Feira do Empreendedor – SEBRAE, entre outros
Fortalecer as parcerias com a SETI, SEI, Fundação Araucária, MDA, IDR, MAPA entre outros para identificar a UTFPR como sendo a Universidade voltada ao AgroBioAlimentar, seja como certificadora de equipamentos e produtos, seja como HUB de desenvolvimento de Tecnologia e Inovação voltada a agricultura familiar, compreendendo que este setor é inter, multi e transdiciplinar
Estruturar um programa de formação para as equipes das Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias (DIRECs) da UTFPR, focado em acordos de cooperação técnica, estratégias de parcerias público-público e público-privado, tramitação de documentos e estruturação de projetos
Criar e disponibilizar um painel para análise e visualização de dados sobre os egressos dos cursos da UTFPR que gerencie, direcione e aprimore a divulgação de informações e oportunidades com o objetivo de promover a aprendizagem contínua e de fortalecer o vínculo institucional nossa comunidade egressa da UTFPR
Ampliar a participação da UTFPR na captação de recursos provenientes de emendas individuais e de bancada, tanto em nível estadual quanto federal, para projetos de Extensão, Inovação e Cultura
Ampliar as parcerias público-privadas no âmbito da Extensão e Inovação
Fortalecer a parceria com o SEBRAE, visando retomar a operacionalização do SEBRAETEC e outros programas que atendam às necessidades específicas dos territórios onde estão localizados os 13 campi da UTFPR
Fomentar ações de Extensão & Inovação que reflitam as características únicas de cada um dos 13 campi da UTFPR
Fortalecer a participação dos 13 campi na cocriação do Planejamento Estratégico e Orçamentário da Pró-Reitoria de Extensão & Inovação
Retomar a SEEMPRE – Semana de Empregabilidade e Empreendedorismo em todos os 13 campi da UTFPR
Implantar medidas regulamentares que garantam a inclusão dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) em atividades de pesquisa e extensão, integrando-as como parte essencial de seus planos de trabalho
Criar o Programa Ads-Idiomas, inspirado no modelo bem-sucedido do Ads-Pós. Este novo programa tem como objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades linguísticas dos servidores, facilitando a comunicação em múltiplos idiomas e apoiando o crescimento profissional contínuo
Estudar a viabilidade de implementar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) em regime integral e remoto para servidores durante os primeiros dois anos de vida de seus filhos biológicos ou adotivos
Rever a Instrução Normativa GABIR/UTFPR nº 54/2023 que trata do PGD com base nos resultados das avaliações semestrais realizadas pela Comissão de Implantação e Acompanhamento Institucional, com foco na desburocratização
Revisar a Instrução Normativa GABIR/UTFPR nº 54/2023 para explorar a ampliação da modalidade de trabalho 100% remoto em setores estratégicos da instituição
Criar um regulamento para o Programa de Apoio à Capacitação, que assegure a participação efetiva dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) em cursos de pós-graduação. Este regulamento deve incluir medidas para garantir a cobertura das atividades desses profissionais durante seus períodos de afastamento
Propor o desenvolvimento de uma trilha de formação para gestores e potenciais sucessores, baseada na Teoria das Competências
Criar um Programa de Preparação para a Aposentadoria, focado na saúde e qualidade de vida no trabalho, oferecendo workshops, consultorias financeiras e de saúde, e atividades de bem-estar para incentivar uma transição planejada e suave para a aposentadoria
Promover a comunicação efetiva aos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) sobre os mecanismos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e as políticas institucionais, facilitando o entendimento e a tomada de decisão quanto ao regime de trabalho mais adequado, inclusive com a opção de manter atividades presenciais mesmo sob o regime de PGD
Formalizar o Grupo de Trabalho existente em uma Comissão formal e elaborar uma proposta de dimensionamento de força de trabalho que atenda de maneira mais humanizada às necessidades da instituição
Elaborar a Política de Saúde e Segurança do Servidor, inspirada no modelo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), incluindo programas de segurança do trabalho e estratégias de redução de riscos ao trabalhador e contratar mais dois engenheiros de Segurança do Trabalho para a UTFPR
Dar continuidade ao Grupo de Trabalho de remoção e remanejamento da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e modificar o fluxo do processo para que todas as etapas sejam revisadas e aprovadas pela CIS
Consolidar o dimensionamento de servidores em relação ao número de estudantes e serviços, cursos ofertados pelas unidades
Propor plano e metodologia de alocação adequada dos servidores para as unidades administrativas existentes a partir de critérios específicos e de valorização das competências profissionais
Estabelecer serviços e ações para o fortalecimento das relações interpessoais nas unidades administrativas
Buscar parcerias com instituições e profissionais especializados na perspectiva de formação continuada e permanente voltada as relações interpessoais e relacionais
Criar programa e serviços de gestão de pessoas voltado ao desenvolvimento de ações de reabilitação profissional aos servidores em afastamento de longa permanência
Criar plano de metas e avaliação semestral dos servidores em reabilitação com critérios específicos visando o bem-estar profissional
Fortalecer o diálogo e parcerias entre as áreas e serviços, numa perspectiva de interação e reconhecimento, dos indivíduos que constituem e formam a instituição universitária
Criar um programa de mentoria interna para os aposentados
Promover a comunicação clara das atribuições dos trabalhadores terceirizados aos servidores, e desenvolver um curso de formação para os terceirizados, esclarecendo suas atribuições, deveres e direitos, a fim de garantir uma integração eficaz e um ambiente de trabalho harmonioso
Reestruturar o setor responsável pela Emissão de Laudos, visando agilizar as avaliações necessárias para garantir o pagamento de adicional de periculosidade e insalubridade aos técnicos de laboratório
Rever o regulamento da normativa de flexibilidade da jornada de trabalho dos TAEs na UTFPR para uma nova submissão ao COUNI, com foco na desburocratização, descentralizando as decisões e garantindo autonomia dos setores e das chefias imediatas no que se refere a operacionalização desta flexibilização
Manter a política de autonomia das unidades administrativas da reitoria para realização dos planos, programas, projetos, serviços e ações alinhados às demandas da comunidade universitária e objetivos institucionais constantes no PDI
Fortalecer a gestão participativa e compartilhada entre as unidades administrativas da reitoria, dos campi e representações acadêmicas da UTFPR
Reconhecer as demandas prioritárias da gestão, a partir do alinhamento entre o PDI e relatório de gestão
Ampliar os paineis recém-criados na atual gestão para tornar as ações administrativas ainda mais transparentes
Ampliar a capacitação e orientação da comunidade acadêmica sobre os processos, uma vez que a UTFPR tem avançado na Transformação Digital e Inovação dos processos
Aperfeiçoar a produção e atuação sobre indicadores institucionais e avaliação de impacto dos programas, projetos e ações realizados
Criar um sistema de cadastro e acompanhamento para os acordos de parceria, acordos de cooperação técnica, convênios e outros instrumentos relacionados, com a finalidade de atender às demandas da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU)
Estruturar paineis de dados sobre os processos seletivos da UTFPR, permitindo que as direções de campus e coordenações acompanhem claramente o desempenho e as tendências de seus cursos em cada processo de seleção
Aprimorar o Relatório Integrado de Atuação Docente Digital (RIADD), desenvolvido na atual gestão, integrando-o aos processos de Progressão e Promoção, bem como à Avaliação de Desempenho, com o objetivo de desburocratizar as rotinas dos servidores docentes na UTFPR
Modernizar o Sistema de Avaliação de Desempenho (SIAVI) para Docentes e TAEs, garantindo a participação ativa no processo por meio da criação de duas comissões especializadas: uma para avaliação Docente e outra para TAEs, permitindo que cada categoria tenha representação e influência direta na revisão, reforçando a equidade e a eficácia no desenvolvimento profissional
Direcionar as decisões da gestão, a partir dos indicadores institucionais, respeitando a continuidade dos processos
Manter e ampliar o reconhecimento ao Escritório de Processos (EPROC), como setor central para institucionalidade da governança da UTFPR
Valorizar e reconhecer os setores/pessoas que conhecem a Universidade como um todo, valorizando a manutenção da memória institucional
Fortalecer a parceria com o PTI na comercialização de inovação e tecnologia desenvolvida na UTF, constituindo um canal de comercialização das inovações
Estruturar o programa de capacitação em Proteção ao Conhecimento junto aos estudantes e professores da graduação e pós-graduação stricto sensu
Criar o programa de busca ativa de propostas de inovação, fomentando a proteção ao conhecimento com as ferramentas aplicadas caso a caso
Criar parceria para fomentar a inovação nas MPE’s parceiras da UTF, principalmente de alcance regional
Estabelecer uma parceria com a FUNTEF ou outra fundação de apoio para a contratação de analistas especializados em Propriedade Intelectual (PI) e prospecção tecnológica
Participar de Programas de Inovação Aberta em Grandes Empresas Nacionais e Internacionais
Mapear os Ativos Tecnológicos existentes na UTFPR, com o desenvolvimento de um sistema em multiplataforma, para comercializar as competências físicas laboratoriais
Estruturar a cultura Maker na UTF, com a estruturação de espaços makers destinados aos estudantes
Criar comitê misto com especialistas internos e externos para avaliação do potencial de patentes e registros de softwares
Fomentar a criação de produtos com características de Indicação Geográfica - IG em parceria com o SEBRAE
Fomentar a estruturação de HUBs Regionais de Tecnologia e Inovação em áreas com grandes ativos de conhecimento e tecnológicos na UTFPR
Fortalecer os programas de inovação realizados com características próprias de cada um dos 13 Campi da UTF, preservando a identidade de cada campus com o território em que se encontra
Capacitar os gestores dos NITs dos Campi da UTF de forma regular, para se criar uma rede de NITs integrados e fomentadores da proteção ao conhecimento em todos os Campi
Mapear os Ativos de Conhecimento existentes na UTF, estruturar um catálogo digital de habilidades e competências com potencial para inovar
Criar Comitês de Mediação e Grupos de Trabalho especializados para resolver conflitos internos e lidar com questões complexas que envolvem várias áreas da UTFPR
Capacitar e conscientizar a comunidade interna da UTFPR sobre o papel e a configuração da Diretoria de Internacionalização (DIRINTER), suas ações e possibilidades de atuação junto ao corpo docente e discente
Promover a Semana de Interculturalidade e Educação Internacional na UTFPR, um evento que visa engajar toda a comunidade acadêmica
Fortalecer as parcerias Sul-Sul na UTFPR, focando no estabelecimento e na expansão de colaborações com instituições do Sul Global, incluindo regiões da América do Sul, África e Ásia
Lançar o Programa de Incentivo à Internacionalização, oferecendo formação para docentes interessados em ministrar disciplinas em outros idiomas, com foco inicial em disciplinas optativas que introduzam práticas inovadoras, como o formato COIL, de forma voluntária e gradual, enriquecendo a experiência docente e atraindo estudantes estrangeiros, sem sobrecarga de trabalho.
Redefinir a identidade institucional da DIRINTER na UTFPR, constituindo-se numa diretoria de internacionalização – podendo focar esforços na internacionalização dos diversos segmentos da UTFPR
Desenvolver o Programa "Internacionalização em Casa" na UTFPR, com o objetivo de proporcionar a discentes e servidores uma experiência autêntica de internacionalização sem os custos e desafios associados ao deslocamento geográfico
Criar Antenas de Internacionalização para Extensão & Inovação na UTFPR, com o objetivo de promover e facilitar projetos de extensão de alcance internacional e a internacionalização de startups presentes nos ambientes de inovação da universidade
Desenvolver atividades de integração entre discentes nacionais e internacionais na UTFPR para valorizar os programas de intercâmbio e enriquecer a experiência de todos os estudantes envolvidos
Recompor a equipe da Diretoria de Internacionalização (DIRINTER) na UTFPR, integrando as ações de internacionalização da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação
Simplificar a comunicação para intercâmbios internacionais de docentes, discentes e empreendedores na UTFPR
Estabelecer parcerias estratégicas com agências de fomento estadual e federal, com o objetivo de ampliar o financiamento de pesquisas na UTFPR e diversificar as fontes de recursos
Integrar as atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas por alunos da graduação — como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica — não apenas em projetos de pesquisa, mas também em projetos de inovação, desenvolvimento tecnológico e em parceria com empresas
Promover, em conjunto com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), a discussão e implementação de uma nova classe de Laboratórios de Prestação de Serviços na UTFPR. Esta medida visa responder às demandas identificadas em diversos campi e atender às necessidades específicas da comunidade externa
Implantar, em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), o espaço LabInova nos campi da UTFPR. Esta iniciativa, que foi discutida previamente por uma comissão institucional, será efetivamente implementada durante a próxima gestão
Incentivar e socializar o desenvolvimento de novas tecnologias a partir da produção científica da comunidade universitária da UTFPR
Aproximar a atuação da Diretoria de Pesquisa com a Diretoria de Inovação, fomentando a integração e colaboração entre estas duas áreas para potencializar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e inovadores
Favorecer a multidisciplinaridade nas ações de pesquisa, incentivando a interação entre pesquisadores de diferentes áreas e proporcionando um ambiente que favoreça o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas na Universidade
Organizar edições do SEI - SICITE que funcionem simultaneamente em múltiplos países ou que sejam hospedadas rotativamente por diferentes instituições sul-americanas
Ampliar a formação de redes de colaboração de pesquisa com institutos de pesquisa nacionais e internacionais, visando fortalecer os laços de cooperação e proporcionar oportunidades de intercâmbio científico para os pesquisadores da UTFPR
Integrar os Laboratórios Multiusuários na reestruturação do Organograma da UTFPR, designando-os como parte das Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação de cada campus, com vinculação direta à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Manter a Ação de Apoio aos Laboratórios Multiusuários, assegurando a continuidade da oferta de bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, cotas de Manutenção de Equipamentos por meio de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), e promovendo atividades de atualização e formação para supervisores, comitê gestor e equipe técnica
Distribuição Orçamentária de Recursos de Investimento: Conduzir estudos aprofundados para definir critérios claros e transparentes
para a distribuição dos recursos de investimento, garantindo equidade e eficiência
Participação no Orçamento: Potencializar os mecanismos de participação da comunidade universitária na elaboração das definições
de aplicação do orçamento institucional, garantindo que as decisões sejam representativas e democráticas
Contratações Centralizadas: Revisar as normativas e resoluções para otimizar as contratações em núcleo, priorizando contratos
passíveis de centralização e promovendo contratações unificadas por expertise. Implementar modelos inovadores, como o
almoxarifado in company, para reduzir custos e aumentar a eficiência
CG-infra: Revisar e aprimorar a gestão de infraestrutura através da CG-INFRA, garantindo manutenção e desenvolvimento
adequados das instalações universitárias
Proposta para Capacitações In Company
1. Aproveitamento de Expertise Interna: Utilizar servidores experientes da UTFPR para ministrar treinamentos, garantindo
relevância e alinhamento às necessidades da universidade
2. Otimização dos Processos: Capacitações focadas em processos específicos para melhorar a eficiência e padronização das operações
3. Redução de Custos: Capacitações internas são mais econômicas que a contratação de consultorias externas, otimizando o
uso dos recursos
4. Fortalecimento da Comunidade Interna: Promover a interação e troca de conhecimento entre os servidores, fortalecendo o senso de
comunidade e colaboração.
5. Flexibilidade e Personalização: Treinamentos adaptados às necessidades de cada campus ou departamento, garantindo maior
relevância e impacto
6. Desenvolvimento de Carreiras: Investir em capacitações contínuas demonstra o compromisso da UTFPR com o desenvolvimento
profissional dos servidores, contribuindo para a retenção de talentos e motivação da equipe
Matriz de Custeio: Aprofundar os estudos sobre a matriz de custeio, considerando os gastos fixos conforme a realidade de cada
campus, de forma a garantir uma distribuição justa e racional dos recursos
Consolidação e Articulação da PROPLAD: Viabilização do Ensino, Pesquisa e Extensão: Consolidar a PROPLAD como um órgão
essencial para a viabilização do ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma articulação efetiva entre as Pró-Reitorias
Isso otimizará os processos administrativos e fomentará um planejamento participativo e estratégico
Aproximação entre PROPLAD, DIRPLADs e Departamentos: Fortalecer a interação entre a PROPLAD, as DIRPLADs e os demais
departamentos, tanto na reitoria quanto nos campi, para melhorar a comunicação e a eficiência administrativa
Reestruturação Organizacional: Realizar uma revisão do modelo organizacional matricial para aumentar a eficiência e a clareza
nas funções e responsabilidades
Laboratórios Multiusuários - Inclusão na Matriz de Rateio: Incluir os Laboratórios Multiusuários na matriz de rateio do orçamento de
custeio proveniente de recursos do Tesouro Nacional destinados à UTFPR, assegurando o financiamento adequado para esses
espaços essenciais à pesquisa e ensino
Fomentar a solidariedade e a interação dos Programas de Pós-Graduação consolidados e de excelência da UTFPR com outros programas menos desenvolvidos, proporcionando melhores condições para o reconhecimento e a elevação da qualidade da Pós-Graduação na instituição
Instituir o Programa Institucional de Formação Transversal na Pós-Graduação da UTFPR em temas estratégicos de protagonismo institucional. Este programa visa compartilhar a formação de excelência entre os diferentes Programas de Pós-Graduação (PPGs) da universidade, oferecendo cursos e workshops que abordem competências multidisciplinares essenciais e tópicos emergentes de importância estratégica
Promover ações de indução e fomento para a inserção de discentes da graduação em atividades da Pós-Graduação na UTFPR, por meio de políticas de atração antecipada e interação extensionista
Propiciar a formação profissional na Pós-Graduação na UTFPR, garantindo condições para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação através de mobilidade, com ações de fomento, promoção, impacto, empreendedorismo, desenvolvimento técnico e tecnológico
Incentivar a internacionalização da Pós-Graduação na UTFPR, com enfoque na interação com parceiros estratégicos. O objetivo é aumentar a mobilidade nacional e internacional de discentes, docentes e pesquisadores, promover a formação conjunta com instituições de excelência, e impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação
Apoiar e expandir a interiorização com a criação e expansão multicampi da Pós-Graduação em regiões e temas ainda não contemplados institucionalmente na UTFPR. Esta estratégia visa aumentar o impacto institucional e proporcionar melhores condições para a atuação docente nos diferentes campi
Articular com as agências de fomento estaduais e federais para obter apoio e fomento aos objetivos estratégicos institucionais da Pós-Graduação na UTFPR. Além disso, alinhar com a CAPES as diretrizes específicas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UTFPR, de forma a promover o reconhecimento da formação tecnológica e multicampi em suas especificidades
Institucionalizar a propaganda, divulgação e a publicidade dos cursos de Lato Sensu a partir de ações de marketing como tráfego (Anúncios de Pesquisa (Search Ads), Anúncios em Redes Sociais, Anúncios em Display, Anúncios em Vídeo, Anúncios em Shopping (Google Shopping Ads)
Disseminar as possibilidades de aplicação do conhecimento gerado pela Pós-Graduação e fortalecer a articulação dos Programas de Pós-Graduação com os ecossistemas de inovação. O objetivo é enfatizar o impacto gerado pela Pós-Graduação da UTFPR, com foco nos desafios e nas potencialidades regionais
Aperfeiçoar o processo de acompanhamento, avaliação e planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) na UTFPR, visando o reconhecimento da qualidade da Pós-Graduação e uma maior concentração nos conceitos de excelência. Isso será realizado por meio da articulação entre a gestão, os campi e os PPGs, alinhados com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano Nacional de Pós-Graduação
Ampliar o financiamento da Pós-Graduação na UTFPR, buscando diversificar suas fontes de recursos. Isso inclui o fortalecimento do apoio institucional e a captação de recursos em fontes nacionais e internacionais, através da cooperação com parceiros estratégicos
Favorecer, induzir e ampliar a formação de redes de colaboração entre os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UTFPR, valorizando a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Esta iniciativa visa fortalecer as ações de Pesquisa e Pós-graduação na instituição, criando um ambiente acadêmico mais integrado
Fomentar as parcerias com empresas que já possuem ou tem interesse de realizar parcerias Lato Sensu com a UTFPR
Estruturar um MBA em Valoração e Comercialização de Tecnologia em parceria com a Fundação Araucária e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
Criar regulamentos para a implementação de diretrizes de compras sustentáveis, fortalecendo nossas práticas responsáveis e integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas principais atividades da Instituição
Criar um Painel de Sustentabilidade para monitorar indicadores como consumo de água, energia, combustíveis e materiais descartáveis, integrando-o aos paineis de indicadores institucionais
Aprimorar os Indicadores de Sustentabilidade, incorporando metas e indicadores baseados nas referências de Environmental, Social, and Governance (ESG) e nos padrões do Global Report Initiative (GRI), alinhando as operações da universidade com práticas de governança globalmente reconhecidas
Reforçar a cultura da sustentabilidade na UTFPR, aumentando as iniciativas de sensibilização e integrando a sustentabilidade em todos os currículos acadêmicos, garantindo que os egressos da UTFPR sejam conscientes de suas responsabilidades em relação a sustentabilidade e capazes e competentes para exercê-las
Reestruturar o Relatório de Gestão, incorporando elementos de um Relatório de Sustentabilidade para tornar o documento mais atraente para as comunidades externa e interna e mais eficaz na comunicação
Implantar um sistema abrangente de gerenciamento para os Laboratórios Multiusuários, que permita a reserva de equipamentos por servidores e alunos internos, a integração com projetos de pesquisa cadastrados no Sistema de Pesquisa (SISPEQ), e a automatização na geração de indicadores de produtividade dos laboratórios
Implementar um sistema para os Laboratórios de Pesquisa da UTFPR que possuem equipamentos de médio e grande porte, mesmo aqueles que ainda não foram homologados institucionalmente como Multiusuários
Modernizar os processos de gestão da infraestrutura por meio da aplicação de indicadores e dashboards (portal) em tempo real para acompanhar a evolução das condições da universidade
Implementar novas funcionalidades no sistema de acompanhamento de estágios para aprimorar a gestão
Estruturar um sistema para o acompanhamento e a geração de indicadores de internacionalização na UTFPR
Expandir o aplicativo móvel para incluir servidores, modernizando os sistemas para melhorar a usabilidade e acessibilidade, promovendo integração entre os campi
Continuar a integração dos sistemas da UTFPR, unificando os projetos de pesquisa, Iniciação Científica e inscrições aos editais de pesquisa, com o objetivo de simplificar os processos e reduzir a burocracia para os pesquisadores
Implementar a Iniciação Científica Voluntária de Fluxo Contínuo, sob gestão direta dos pesquisadores em seus projetos homologados no Sistema de Pesquisa (SISPEQ)
Reformular o sistema de cadastro e acompanhamento dos projetos, programas, eventos, cursos e oficinas de extensão (SAP)
Desenvolver e integrar um sistema de gestão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), criando uma plataforma que centralize e organize todas as informações pertinentes aos cursos, proporcionando acesso atualizado, fácil e direto
Aprofundar a transformação digital na UTFPR, iniciada pela gestão atual, continuando o investimento no uso de softwares, melhorias no atendimento online, integração do Moodle ao sistema acadêmico, implementação de um sistema de gerenciamento de TCCs e digitalização do acervo acadêmico
Refinar as ferramentas de gestão acadêmica para facilitar a experiência do usuário, tornando mais simples o planejamento de aulas e o registro de frequências, incluindo a integração dessas ferramentas ao RIADD, visando aprimorar a eficiência e a praticidade no ambiente educacional