Fatos & Feitos

Distribuídos em 5 eixos:

  1. Realização do processo eleitoral pelas entidades representativas dos segmentos, sem interferências da Reitoria;
  2. Diálogo e valorização das representações estudantis;
  3. Diálogo, receptividade e respeito ao movimento grevista;
  4. Ausência de interferência da Reitoria nas eleições do COUNI e dos Conselhos especializados;
  5. Liberdade de expressão nos Conselhos, com garantia ao pronunciamento sem limitação de tempo e interrupções;
  6. Garantia da representatividade nas comissões institucionais;
  7. Consultas públicas sobre temas importantes da Instituição;
  8. Elaboração e discussão de modelo ou metodologia, com critérios técnicos para a distribuição do orçamento com as DIRPLADs, DIRGEs, Pró-Reitorias Reitoria;
  9. Definições de critérios de relevância institucional para distribuição das novas vagas de servidores;
  10. Realização de eventos públicos de divulgação das ações realizadas pela gestão, com disponibilização de informativos e notícias para a comunidade;
  11. Definição conjunta com os Diretores das respectivas áreas de cada Pró-Reitoria das ações a serem executadas;
  12. Definição conjunta com os Diretores das respectivas áreas de cada Pró-Reitoria sobre os recursos orçamentários a ser utilizado em cada ação.
  1. Estabelecimento de um processo estruturado de transformação digital por meio da criação do CGD (Comitê de Governança Digital);
  2. Criação da Grife UTF By UTFPR;
  3. Implantação do Relatório Integrado de Atuação Docente (RIADD);
  4. Desenvolvimento e Integração do Módulo de Pesquisa (SISPEQ) nos Sistemas Acadêmicos;
  5. Implementação do Diploma Digital na Graduação e, em fase de conclusão, na Pós-Graduação;
  6. Introdução do crachá digital;
  7. Implementação de sistema próprio para registro de ponto integrado nos Sistemas da UTFPR;
  8. Fortalecimento da comunicação nas Redes Sociais e em mídias de comunicação de alcance regional, estadual e nacional;
  9. Modernização e inovação de diversos regulamentos institucionais;
  10. Aquisição e manutenção de Softwares para uso institucional;
  11. Criação do Programa Licenciando;
  12. Inovação na flexibilização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Atividades Complementares;
  13. Apresentação do novo Regulamento da Organização Didática Pedagógica (RODP) da UTFPR à comunidade.
  14. Reestruturação do Programa de Monitoria da UTFPR;
  15. Atuação descentralizada de assessores das Pró-Reitorias para atuação nos campi;
  16. Assessoramento direto da Reitoria no Projeto de Eficiência Energética com as Usinas Solares;
  17. Implantação da assessoria de sustentabilidade da UTFPR;
  18. Proposição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) no COUNI;
  19. Apresentação da nova proposta de Regulamento para promoção e progressão à comunidade;
  20. Criação do Programa Institucional de Aceleração à Pós-Graduação Stricto Sensu;
  21. Criação de novos períodos para indicação de estudantes de Iniciação Científica no ano;
  22. Criação de dois períodos extras para inscrição nos Editais de Afastamento para Pós -doutorado no ano;
  23. Criação de Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa na área de Ciências da Computação;
  24. Criação de Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa nas Áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes;
  25. Criação do Núcleo de governança dos NAPIs da UTFPR;
  26. Aprovação de Regulamento para o Credenciamento de Docente Externo em Programa de Pós-Graduação da UTFPR;
  27. Desenvolvimento e implementação do Sistema de Inscrição e de Administração dos Auxílios Estudantis;
  28. Criação da Mentoria do Mundo do Trabalho para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais aos estudantes;
  29. Criação da Política e sistema de egressos, aproximando a universidade da comunidade;
  30. Reformulação e atualização da Política de Inovação;
  31. Criação de ações voltadas para os Cursinhos Solidários da UTFPR;
  32. Criação de ações voltadas para as Equipes de competição;
  33. Fortalecimento de parcerias com entidades externas como a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Fundação Araucária, SEBRAE, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR);
  34. Desenvolvimento do Sistema de Estágio (em fase final de construção);
  35. Criação das assessorias dos Cursinhos Solidários, das Equipes de competição e de assuntos de Tecnologia da Informação;
  36. Fortalecimento e consolidação do Escritório de Processos (EPROC), voltado para aperfeiçoamento do desenvolvimento de sistemas da UTFPR;
  37. Abertura do primeiro curso de graduação totalmente EAD (Licenciatura em Informática de PG), vinculada a UAB com financiamento CAPES, PPC aprovado no COGEP e cadastro no MEC como qualquer outro curso de Graduação.
  1. Qualificação do Processo de Seleção e Contemplação do Auxílio Estudantil;
  2. Aumento dos valores dos auxílios estudantis: básico, moradia e alimentação em pecúnia (após 7 anos sem reajustes);
  3. Oferta de seguro contra acidentes para todos os estudantes;
  4. Retorno seguro às atividades presenciais (Passaporte Vacinal);
  5. Estabelecimento da Comissão do Karoshi;
  6. Implementação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UTFPR;
  7. Criação do Auxílio Infância para mães e pais estudantes com vulnerabilidade socioeconômica e acadêmica;
  8. Adesão ao Programa Pé-de-Meia;
  9. Aprovação do Regulamento para a criação da Comissão de Heteroidentificação;
  10. Implementação da Política de Ações Afirmativas para admissão na Pós-Graduação;
  11. Acolhimento de egressos de dupla diplomação;
  12. Incentivo à defesa de Dissertação e Tese em tempo de Pandemia;
  13. Inclusão de professores com titulação mínima de mestrado no Programa de Iniciação Científica voluntária;
  14. Aumento expressivo no número de estudantes em Iniciação Científica voluntária;
  15. Programa Institucional Mulheres Paranaenses em parceria com a Fundação Araucária;
  16. Lançamento do Programa PROEXT em parceria com a CAPES;
  17. Ampliação e aperfeiçoamento do Auxílio Estudantil Emergencial – estudantes em situação de risco e alta vulnerabilidade socioeconômica e acadêmica;
  18. Ampliação dos valores das bolsas de apoio à mobilidade internacional para estudantes dos cursos de graduação e criação de cotas para estudantes do Programa de Auxílio Estudantil;
  19. Investimento na formação continuada dos profissionais da assistência estudantil;
  20. Aumento dos valores e melhorias nas definições de aplicação do Fundo de Apoio à Pessoas com Deficiência;
  21. Criação da Comissão Permanente de Relações de Gênero;
  22. Criação da Comissão de Política Institucional de enfrentamento ao Assédio e Violência de Gênero;
  23. Aperfeiçoamento dos sistemas e procedimentos para plena garantia do uso do nome social por pessoas travestis e transexuais;
  24. Normatização do apoio institucional especializado para acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas;
  25. Ampliação das bolsas de Protagonismo Estudantil;
  26. Atuação direcionada para enfrentamento dos fatores causadores de risco de desligamento nos estudantes;
  27. Qualificação e ampliação do Auxílio à Participação de Discentes em eventos nacionais e internacionais;
  28. Ampliação do número de bolsas para os Projetos e Programas de extensão;
  29. Criação de bolsas destinadas para as equipes de competição, cursinhos solidários e curricularização da extensão;
  30. Criação de ações voltadas para a capacitação dos servidores envolvidos com a extensão, inovação e cultura;
  31. Criação e organização de eventos, como o Festival Melodia e a Inovaweek, voltados para servidores e discentes;
  32. Ampliação do número de bolsas (edital BIPAC) voltadas para o desenvolvimento da cultura na UTFPR;
  33. Retomada da realização do (7ª e 8ª edição) Congresso Interno dos Estudantes – COINTER, com apoio financeiro, logístico e de infraestrutura;
  34. Criação dos regulamentos de ingresso específico para a comunidade 60 +, imigrantes e apátridas já aprovado pelo COGEP (aguarda avaliação do COUNI)
  35. Criação do regramento para atender estudantes TFEs, transtornos não tipificados em CID mas que afetam o desenvolvimento pedagógico do estudante.
  1. Calendário acadêmico em dia após a pandemia da COVID-19;
  2. Retomada bem-sucedida das atividades de internacionalização;
  3. Equilíbrio das contas da Universidade;
  4. A UTFPR se tornou a 1ª do Paraná e a 13ª do Brasil em empreendedorismo;
  5. Reformulação eficaz dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs);
  6. Melhoria no Índice Geral de Cursos (IGC);
  7. Aumento na captação de recursos externos;
  8. Melhoria nas avaliações dos Programas de Pós-graduação;
  9. Aumento expressivo de vagas para docentes visitantes em Programas de Pós-graduação;
  10. Manutenção do valor das refeições nos Restaurantes Universitários;
  11. Aumento no processo de curricularização da extensão;
  12. Reconhecimento de diversos cursos de graduação com nota máxima (5) nos últimos 4 anos;
  13. Programa de permanência de Docentes e Pesquisadores Sêniores da UTFPR em parceria com a Fundação Araucária;
  14. Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores em parceria com a Fundação Araucária;
  15. Lançamento do Prêmio de Teses e Dissertações da UTFPR;
  16. Integração de pesquisadores com ações coordenadas para construção de projetos institucionais;
  17. Apoio para a criação de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) com o protagonismo dos pesquisadores da UTFPR;
  18. Liberação de acesso ao SEI para os estagiários;
  19. Adesão ao programa de inserção digital, disponibilizando chip para os estudantes na pandemia.
  1. Implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para os servidores TAEs;
  2. Respeito às pessoas e à trajetória histórica da Instituição;
  3. Manutenção de programas institucionais sem descontinuidade;
  4. Reintrodução do Vestibular como processo de seleção adicional;
  5. Valorização e respeito às diferentes ideias;
  6. Implementação de FCC (Função de Coordenação de Curso) para os coordenadores de novos cursos de Graduação e para a maioria dos novos cursos de Pós-graduação;
  7. Estabelecimento do Comitê de Gestão de Infraestrutura (CGinfra);
  8. Representatividade nacional e internacional dos gestores em organizações como UDUALC, ANDIFES, COGRAD, FOPROP, entre outras;
  9. Elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  10. Recuperação financeira da FUNTEF;
  11. Apoio contínuo aos Programas de Educação Tutorial (PETs);
  12. Fortalecimento da relação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
  13. Aprimoramento do Sistema de Acompanhamento de Egressos;
  14. Apoio substancial ao Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC);
  15. Expansão do MEI-U para outros campi da UTFPR e projeção nacional;
  16. Quitação do terreno na sede NeoVille;
  17. Realização de audiências com os servidores sobre o Plano de saúde;
  18. Início das atividades de 3 Cursos de Mestrado e 4 Cursos de Doutorado;
  19. Incentivo a participação dos Comitês de Homologação de Projetos, Ética em pesquisa e Iniciação Científica;
  20. Divulgação da possibilidade de Afastamento na Ação de Desenvolvimento em Serviço para Pós-graduação (ADS-Pós);
  21. Retomada do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico para Recém-Doutores;
  22. Manutenção do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico com possibilidade de Material Permanente e Bolsas;
  23. Lançamento de catálogo dos laboratórios multiusuários;
  24. Reestruturação nas diretrizes para a criação, expansão e funcionamento de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de atuação Multicampi ou em Associação na UTFPR;
  25. Incentivo do diálogo entre pesquisadores para o credenciamento de docentes de outros campi em Programas de Pós-graduação;
  26. Sistematização e publicidade de Portfólio de Divulgação dos Projetos de Pesquisa no Portal da UTFPR;
  27. Incentivo a mobilidade de docentes em Programas de Pós-graduação;
  28. Lançamento dos editais de pesquisa logo no início do primeiro semestre;
  29. Facilitação nos editais de fomento de pesquisa de forma que os campi peguem carona fazendo complementação de recursos.

O que significa cada um deles?

Este eixo centraliza a importância de uma gestão aberta e inclusiva, reforçando o compromisso com a transparência e a integridade em todos os níveis da administração da UTFPR. A visão é garantir que todos os membros da comunidade tenham acesso livre a informações, participem ativamente nos processos decisórios e se envolvam em uma reforma estrutural que promova uma governança mais eficaz e responsável. Por meio da implementação da escuta ativa e de políticas robustas de governança, a UTFPR se propõe a ser um modelo de administração participativa e transparente, onde a voz de cada membro da comunidade é valorizada e considerada nas decisões que moldam o futuro da Instituição.
Com Democracia e Transparência, reafirmamos nosso compromisso de manter a UTFPR como uma Instituição líder, transparente e responsável, onde cada decisão é tomada com clareza e abertura, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento de todos os membros da nossa comunidade acadêmica. Estamos confiantes de que, com a adoção dessas medidas, os próximos quatro anos serão marcados por avanços ainda mais significativos em todas as áreas da Universidade.

Colabore com propostas para este Eixo 1 – Democracia e Transparência.

A UTFPR aspira a ser um epicentro de inovação e criatividade, onde a cocriação é a base para avanços acadêmicos e tecnológicos. Este eixo foca no desenvolvimento de uma cultura que estimula a colaboração entre estudantes, servidores e comunidade externa. Laboratórios de inovação aberta e parcerias fomentam um ambiente dinâmico para inovar e resolver desafios práticos. O objetivo é integrar tecnologias emergentes e metodologias avançadas no ensino e na pesquisa, promovendo a transformação digital e preparando a comunidade para liderar em um cenário global competitivo.
Com Inovação e Cocriação, buscamos consolidar a UTFPR como uma Instituição líder em inovação, onde novas ideias são valorizadas e transformadas em projetos que beneficiam a todos. Continuamos comprometidos em criar um ambiente que não apenas acompanha as mudanças do mundo moderno, mas também as lidera, preparando nossos alunos e servidores para serem pioneiros em suas áreas.

Colabore com propostas para este Eixo 2 – Inovação e Cocriação.

Este eixo enfatiza a importância de cada indivíduo dentro da comunidade UTFPR, reconhecendo que o bem-estar e o desenvolvimento de todos são essenciais para o sucesso institucional. Por meio de políticas de apoio abrangentes, incluindo auxílios financeiros e de saúde mental, a UTFPR cria um ambiente acolhedor. Iniciativas como desenvolvimento profissional contínuo, políticas de trabalho flexíveis e programas de diversidade e inclusão garantem que cada membro da comunidade não apenas pertença, mas também prospere. Ao colocar as pessoas no centro de sua missão, a UTFPR busca formar líderes e profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade.

O eixo Centralidade no Ser Humano tem como objetivo reforçar que a UTFPR é uma Instituição que se preocupa profundamente com as pessoas, buscando continuamente melhorar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Continuamos comprometidos em fazer da UTFPR um lugar onde cada membro da comunidade não apenas se sinta valorizado, mas também tenha as condições necessárias para florescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Colabore com propostas para este Eixo 3 – Centralidade no Ser Humano.

Reconhecendo a natureza dinâmica e muitas vezes complexa da gestão universitária, este eixo se concentra na capacidade de adaptar-se e gerir eficazmente as mudanças no ambiente educacional e além. A UTFPR propõe desenvolver estruturas e processos que permitam uma resposta ágil e bem informada a desafios emergentes. Comitês de mediação, grupos de trabalho multidisciplinares e a utilização de análises preditivas são algumas das ferramentas que serão utilizadas para antecipar problemas e facilitar soluções inovadoras. Este eixo busca promover uma cultura de gestão proativa e resiliente, capaz de navegar na complexidade com eficácia e visão de futuro.

O eixo “Aptidão na Gestão da Complexidade” busca consolidar a UTFPR como uma Instituição capaz de navegar na complexidade do cenário educacional moderno, equipando sua comunidade com as ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar e superar desafios. Continuamos empenhados em desenvolver uma administração que seja não apenas reativa, mas estrategicamente proativa, garantindo a sustentabilidade e o progresso contínuo da Universidade.

Colabore com propostas para este Eixo 4 – Aptidão na Gestão da Complexidade.

Este eixo sublinha o compromisso com os princípios fundamentais e a missão de longo prazo da UTFPR. Por meio da implementação de práticas sustentáveis e do fortalecimento de parcerias estratégicas, a UTFPR dedica-se a preservar sua integridade e a promover um impacto positivo na comunidade e no meio ambiente. Avaliações regulares e a adoção de políticas que refletem a responsabilidade social são fundamentais para assegurar que a Universidade não apenas atenda às necessidades do presente, mas também se prepare para as demandas futuras. Este eixo reforça o papel da UTFPR como uma Instituição resiliente, responsável e profundamente engajada com a sustentabilidade e a excelência educacional.

O Compromisso com a Institucionalidade busca garantir que a UTFPR continue sendo uma referência em educação superior, pesquisa e inovação, mantendo um compromisso inabalável com os princípios que sustentam sua missão institucional. Ao investir na institucionalidade, reforçamos nosso papel como uma entidade essencial para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, preparando nossa Universidade para enfrentar os desafios futuros com solidez e confiança.

Colabore com propostas para este Eixo 5 – Compromisso com a Institucionalidade.