As nossas propostas, que são os pontos que acreditamos possam ser melhorados ou implementados quando da nossa gestão à frente da UTFPR, estão divididas em nove eixos principais:

Nossas propostas
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ENSINO TÉCNICO E GRADUAÇÃO
ENSINO-APRENDIZAGEM TECNOLÓGICO E HUMANO
- Integrar o sistema corporativo, permitindo que as atividades desenvolvidas pelos servidores em todos os campi (de graduação e pós-graduação), sejam acessíveis para consultas e relatórios e que possam ser empregados como subsídios para a melhoria de nossas atividades.
- Realizar continuamente análise diagnóstica/situacional dos cursos de forma inter e intracampus, como subsídio a decisões para a otimização de sua oferta e integralização.
- Valorizar e respeitar as características locais/regionais na oferta de cursos, possibilitando melhor formação do egresso com aderência ao desenvolvimento local e regional.
- Rever a organização dos fóruns para que sejam ambientes de troca de ideias e de experiências entre os campi e cujas propostas sejam efetivadas, permitindo o fortalecimento da identidade da UTFPR.
- Instituir o “Escritório Social” para aproximar os encaminhamentos de ensino-aprendizagem às necessidades reais dos municípios paranaenses, por exemplo, atuando junto às cooperativas e ofertando formação com a qualidade UTFPR.
- Incentivar a aproximação com o mundo do trabalho para a realização conjunta de projetos de pesquisa aplicada e/ou inovação, mecanismos de transferência de tecnologia e captação de recursos.
- Considerar a dimensão ambiental como componente essencial da excelência tecnológica e do humanismo, permeando-os em todas as áreas de conhecimento e em todas as atividades administrativas universitária.
- Recomendar junto às DIRGRADs e às DIRPPGs a oferta cada vez maior de disciplinas ministradas em língua inglesa e espanhola, objetivando tecer as bases para sustentar o processo de internacionalização.
- Otimizar a elaboração dos calendários letivos quanto ao início e término dos trabalhos acadêmicos de acordo com o previsto no artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
- Maximizar o aproveitamento dos recursos humanos e uso da infraestrutura existente pelos diferentes níveis e modalidades de ensino.
- Assegurar a perenidade e a manutenção do curso técnico integrado, onde ofertado, com recursos financeiros disponíveis para os docentes e discentes pertencentes ao curso.
- Reconhecer e valorizar o curso técnico integrado como força motriz para o desenvolvimento das regiões onde é ofertado.
- Possibilitar, tendo em vista os objetivos institucionais definidos em sua lei de criação, respeitada a autonomia descentralizada dos campi, para aqueles que queiram e tenham recursos humanos e materiais necessários e suficientes, a oferta de curso técnico integrado para o ensino médio.
- Propor estratégias para implementar metodologias ativas e inovadoras no ensino utilizando o know how dos professores, promovendo a integração entre os diversos cursos de graduação da instituição.
- Propor ações de combate à evasão e de estímulo à retenção nos cursos de graduação na UTFPR, atuando em conjunto com estudantes, docentes e técnicos administrativos, envolvendo os agentes e os dados dos NUAPEs.
- Respeitar a regionalidade de cada Campus, incentivando os cursos a darem ênfase nos aspectos pertinentes à sua localidade e entorno, fortalecendo as decisões de Coordenações, NDEs, Colegiados e Conselhos.
- Elaborar os planejamentos, regulamentações e iniciativas da graduação alinhados com as DIRGRADs, de modo que a implantação das ações flua em consonância com a realidade de cada Campus.
- Propor a reestruturação da SELIB/SEDUP com a criação de assessorias de graduação vinculadas às DIRGRADs, para que estas auxiliem as Coordenações em suas tarefas habituais e, também, na interface com a estrutura da DIRGRAD e com outros setores como internacionalização (DERINT) e estágio (DIEEM), mediante as necessidades de cada Campus.
- Rediscutir o processo de seleção dos cursos para alunos ingressantes em primeiro período, inserindo na discussão a proposta de um sistema híbrido, que considere SISU e prova vocacional, quando for do interesse do curso.
- Criar mecanismos que possibilitem o acompanhamento e o apoio na elaboração de PPCs dos cursos de graduação da UTFPR, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e regulação vigente, valorizando as características e especificidades de cada curso.
- Promover a universalização a partir da interação entre as Ciências Humanas e as áreas Tecnológicas da UTFPR, realizando eventos interdisciplinares, seminários para troca de experiências entre grupos de pesquisas, publicação de editais para obras conjuntas, entre outras ações a serem sugeridas pela própria comunidade acadêmica.
- Estimular a interação entre cursos de graduação e programas de pós-graduação para incentivar o compartilhamento de saberes entre os estudantes na instituição, num processo natural de verticalização em direção ao stricto sensu.
- Rever o regulamento que sugere a avaliação do docente pelo discente como fator determinante de competência.
- Fomentar ações efetivas de integração entre as Diretorias de Graduação e Educação Profissional e a Pró Reitoria de Graduação e Educação Profissional, permitindo a análise das demandas do ensino de graduação de cada Campus.
- Subsidiar a formação dos docentes com ferramentas de Ensino a Distância para, caso a caso, complementar as aulas presenciais a fim de, por exemplo, com ponderação, substituir em parte ou totalmente a carga horária presencial, utilizando o EAD como provedor de material de apoio extra para o aluno estudar.
- Incentivar a utilização da infraestrutura dos Campi por meio da oferta intercampi de cursos de graduação já existentes, utilizando-se da EAD como instrumento de efetivação.
- Flexibilizar, observando-se a regulação vigente, a realização de estágios.
- Propor qualificação profissional de docentes e técnicos administrativos da UTFPR em diferentes metodologias e sistemas aplicados ao EAD, para além do Moodle Instituicional, compondo um quadro qualificado para atuar na oferta de cursos de graduação a distância.
- Incentivar a realização da “Semana da Defesa do TCCs”, gerando um momento de defesas públicas abertas à comunidade e ao setor produtivo, tendo como resultado a tiragem semestral de uma revista eletrônica/ou livro indexados com ISSN/ISBN contemplando os trabalhos apresentados
- Assegurar maior flexibilidade curricular na organização de cursos e carreiras, atendendo à crescente heterogeneidade tanto da formação prévia como das expectativas e dos interesses dos estudantes.
- Possibilitar ao estudante percursos formativos diferenciados, incentivando a criação de percursos formativos que se estruturem não somente a partir dos temas e paradigmas de uma formação específica, mas também a partir de temas relevantes de caráter inter e multidisciplinar.
- Estudar a possibilidade de implementação do ensino em módulos, incluindo maior variedade de métodos ativos de aprendizagem, rompendo-se com o enfoque unicamente disciplinar e sequenciado.
- Sugerir a criação de comissões, por campus, para estabelecer critérios para a transferência interna (reopção) e rediscutir o processo de transferência externa, buscando soluções que visem preencher efetivamente as vagas nos cursos de todos os campi.
- Ofertar cursos em redes, visando a ampliação da matriz de alunos (cursos consolidados).
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PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
- Promover a excelência acadêmica para os programas de pós-graduação (apoio da gestão para os programas conseguirem nota cinco e programas de excelência) e estudos de viabilidades para incentivar a abertura de novos programas com a participação de novos pesquisadores.
- Estender a participação dos alunos de graduação nos projetos de iniciação científica e de inovação tecnológica, por meio de ampliação de bolsas IC da UTFPR e de incentivos aos orientadores/pesquisadores.
- Flexibilizar a vinculação de bolsistas voluntários de iniciação científica e de inovação tecnológica a projetos de pesquisas de docentes.
- Criar programa de apoio aos pós-doutorandos como forma de valorizar e manter os pesquisadores vinculados aos grupos de pesquisa e programas da UTFPR.
- Ofertar formação específica para o corpo administrativo que atende ao stricto sensu com o objetivo de criar Núcleo de Apoio para preparação e gestão de projetos coletivos de pesquisa e inovação.
- Promover a integração de projetos e grupos de pesquisa de diferentes cursos e campi, com incentivos aos grupos, pontuação nas métricas e maior interação entre os grupos de pesquisa e os laboratórios multiusuários.
- Incentivar a criação de novos cursos e programas de forma regional, porém, otimizando e utilizando os grupos de pesquisa e laboratórios multiusuários com formação de Redes de Saberes dos diferentes campi.
- Alterar regulamento a fim de permitir, à exemplo de outras instituições nacionais e internacionais, a participação de professor sênior e voluntário na pós-graduação.
- Ampliar a abertura de editais da PROPPG, admitindo, inclusive, a descentralização para os respectivos campi, respeitada a autonomia e as especificidades regionais.
- Estabelecer normas para o reconhecimento de créditos cursados por servidores no exterior.
- Investir no desenvolvimento qualitativo e quantitativo da produção científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento, de forma colaborativa com os pesquisadores, por meio de redes de pesquisa, com o objetivo de estruturar e articular os seus ativos (pesquisadores e infraestrutura laboratorial), a fim de melhorar os índices de avaliação sobre pesquisas e suas publicações.
- Criar portfólio de laboratórios, centros e núcleos de pesquisaexistentes nos campi, juntamente com seus equipamentos e facilidades laboratoriais.
- Formar uma rede de laboratórios multiusuários que propicie pesquisas cooperadas interdepartamentais, intercampi e interinstitucionais.
- Implantar soluções de gestão de projetos de pesquisa em substituição ao OPPX, o qual dificultou e burocratizou em muito o processo de submissão e gestão de projetos e de bolsistas PIBIC, gerando grande insatisfação entre os pesquisadores.
- Realizar análises e melhoria dos processos da PROPPG, visando mais integração com os pesquisadores, otimizando e desburocratizando processos como, por exemplo, quando da aprovação de projetos, solicitação de IC voluntário, antecipação das datas dos editais.
- Implementar , no âmbito das DIRPPGs, analise diagnóstica/situacional dos cursos e Programas para, respeitadas as especificidades de cada um, promover uma maior integração em rede entre programas intra e intercampi, ganhando-se em escala e resultados avaliativos.
- Encorajar os programas consolidados a estudarem a possibilidade de inclusão de pesquisadores emergentes, fornecendo assim apoio institucional aos PPGs.
- Incentivar a criação de editais específicos para professores pesquisadores – mestres e doutores - que não estão vinculados diretamente a programas de pós-graduação, visando à melhoria de suas métricas para inserção em programas novos ou já consolidados.
- Elaborar editais internos específicos para ampliar o relacionamento entre os programas e o setor industrial, observando a interação entre a PROREC/PROPPG/DIRPPGs/DIRECs.
- Convergir todas as ações da gestão da Pós-graduação para o desafio de se atingir um aumento no impacto, na acreditação e no reconhecimento pela comunidade científica nacional e internacional.
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RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS, EMPREENDEDORISMO E EXTENSÃO
- Valorizar as atividades de extensão na matriz de distribuição orçamentaria, bem como em todas as possibilidades temáticas de atuação, em nível de igualdade com as atividades de ensino e pesquisa, materializando o princípio da indissociabilidade e o equilíbrio entre essas três dimensões.
- Fomentar a geração de trabalho e renda nos moldes da Economia Solidária a partir do desenvolvimento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia social.
- Formular editais para bolsas de produtividade em extensão destinadas aos servidores em geral.
- Elaborar estratégias para captação de recursos junto a instituições públicas e privadas (como, por exemplo, angariando doações, permutas e patrocínios), visando ao desenvolvimento de ações extensionistas autossustentáveis, bem como a efetividade das relações institucionais locais.
- Apoiar o desenvolvimento de programas, projetos e ações de extensão interdisciplinares aderentes à tecnologia, humanismo, universalidade e pluralidade.
- Incentivar a realização de atividades empreendedoras por meio de Empresas Juniores (institucionalizando eventos para encontros das EJs) e o fortalecimento e/ou a implantação de hotéis e incubadoras tecnológicas.
- Incentivar a criação de fábricas de startups nos campi, buscando, também, modelos bem sucedidos em outras instituições.
- Criar mecanismos de incentivo à participação docente e discente em programas de empreendedorismo.
- Aprimorar o apoio da Agência de Inovação aos pesquisadores mediante incentivo financeiro às pesquisas geradoras de conhecimento e transferência de tecnologia.
- Fortalecer equipes de ações extensionistas estudantis para participação representativa da Universidade, valorizando a orientação nas métricas, ofertando cursos de curta duração para formação específica, disponibilizando dependências e recursos tecnológicos para a preparação dos objetos de cada equipe.
- Fomentar as Atléticas com apoio financeiro para projetos orientados para representação da UTFPR.
- (Re) institucionalizar os Jogos Estudantis da UTFPR, em âmbito local, regional e estadual.
- Destinar, como política institucional, recursos para capacitação, treinamento e formação de equipes esportivas competitivas em diferentes modalidades, inclusive com apoio de patrocinadores.
- Considerar as diferentes formas e direitos de expressão cultural na política cultural da UTFPR, incluindo as questões de gênero, as reivindicações étnico-raciais, a defesa das expressões quilombolas e indígenas.
- Considerar as características de cada campi para apoiar financeiramente e com recursos tecnológicos o desenvolvimento e/ou melhoria dos trabalhos já existentes dos coletivos artísticos do Sistema UTFPR (corais, grupos de dança, grupos de teatro, bandas, etc.).
- Ressignificar a Editora da UTFPR com ampliação da infraestrutura e revisão dos processos, objetivando mais agilidade para finalização e publicação das obras.
- Apoiar atividades de pesquisa documental e de memória da UTFPR, por meio da adequação dos espaços de acordo com normas específicas para proteção dos documentos, contratação de serviço de digitalização, entre outros.
- Criar a rádio e a TV UTFPR.
- Promover Editais internos com apoio financeiro para a realização de concursos, oficinas, encontros e mostras de artes desenvolvidas por artistas dos vários segmentos institucionais.
- Fortalecer a institucionalização da área cultural, articulando uma rede interdisciplinar unindo cultura e demais áreas do conhecimento, associando a cultura à tecnologia e vice-versa, em consonância com o Plano de Cultura da UTFPR.
- Criar novos espaços culturais nos campi, com recursos próprios e também buscando recursos da iniciativa privada, estabelecendo parcerias e por meio de editais de patrocínio.
- Regulamentar as atividades artísticas/grupos artísticos da UTFPR.
- Capacitar servidores na área de produção cultural, em parceria com órgãos internos e externos (fundações culturais, teatros, etc.).
- Estudar alternativas para a ampliação do quadro de colaboradores na área cultural na UTFPR.
- Ampliar o diálogo com entidades produtoras culturais (públicas e privadas) dos municípios onde estão os campi da UTFPR.
- Incentivar atividades de pesquisa e extensão ligadas às áreas de Artes e de Humanidades entendendo que não há interdisciplinaridade sem multidisciplinaridade.
- Estimular a criação de disciplinas de cunho cultural nos cursos de graduação.
- Defender a autonomia dos grupos artísticos históricos já estabelecidos dentro da Instituição, com discussão sobre possível descentralização de orçamento anual para a cultura e abertura de editais específicos para a cultura.
- Promover o ingresso da comunidade externa nas atividades culturais dos campi.
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PLANEJAMENTO E GESTÃO
- Fortalecer os papéis institucionais das respectivas pró-reitorias como órgãos interligados e responsáveis por irradiar as políticas e as diretrizes institucionais, atuando no nível estratégico, bem como os papéis das respectivas diretorias de área nos campi, enquanto atores de execução.
- Empreender esforços reais para, mediante a efetividade das relações institucionais, obter mais vagas de técnico-administrativos e troca de vagas EBTTs por MS.
- Promover ampla discussão no âmbito institucional e efetiva participação dos três segmentos na implementação de uma Estatuinte, visando adequar a UTFPR às dinâmicas e realidades sociais, políticas e econômicas atuais.
- Propor ampla revisão das representações nos Conselhos Superiores, acabando com a possibilidade de voto (permitindo-se voz) de conselheiros natos oriundos da Reitoria, valorizando-se, assim, a democracia universitária, sendo o voto prerrogativa de Conselheiros eleitos e escrutinados pela comunidade em seus três segmentos.
- Implantar a itinerância da atuação do reitor e vice-reitor nos campi.
- Respeitar as singularidades da comunidade universitária em todos os campi da UTFPR, implementando gestão descentralizada em atendimento à unicidade e integração institucional.
- Efetivar a discussão acerca da organização Universitária atual e de uma possível alteração para uma nova estrutura estatutária — faculdades, centros, setores, institutos, etc. — de forma democrática.
- Realizar, tendo em vista os princípios da governança pública, do compliance e da integridade, gestão financeira e orçamentária com participação da representação de toda a comunidade: diretorias, chefes, coordenadores e conselhos de campus.
- Implementar nas decisões e ações, considerando a exigência regulatória, a Gestão de Riscos aderentes às ações de auditoria, governança pública, compliance e Integridade.
- Empregar técnicas de planejamento estratégico aplicáveis ao setor público na gestão institucional, envolvendo os diversos atores, valorizando a participação dos campi, os quais são de fato os conhecedores das realidades locais.
- Institucionalizar a figura dos conselhos de gestão dos campi.
- Instituir, na esteira do Planejamento Estratégico, o Plano Plurianual de Gestão, como fonte irradiadora dos planejamentos e correções de rumos anuais.
- Descentralizar a gestão operacional e a execução orçamentária para os campi, valorizando a autonomia para o desenvolvimento de ações singulares para cada região e suas necessidades.
- Dotar os processos de gestão da UTFPR de ferramentas contemporâneas que incluam, cada vez mais, aperfeiçoamento e publicidade do planejamento e da execução das ações administrativas, focando sempre na desburocratização.
- Maximizar, na forma de política institucional, a possibilidade de arrecadação com a matriz orçamentária por meio do incremento de ações que visem à diminuição da evasão e a ocupação de vagas ociosas.
- Propor nova matriz com revisão da porcentagem de distribuição de recursos orçamentários entre reitoria e campi.
- Incentivar e capacitar o servidor para granjear recursos por meio de projetos junto a diferentes órgãos públicos e privados de fomento, respeitada a autonomia institucional.
- Colaborar com os campi para a proposição e oferta de capacitação para chefias, coordenadores, docentes e técnico-administrativos em temas como: processos de aquisição e compras, SCDP, negociação de conflitos no trabalho, e outros que estejam relacionados ao cotidiano da gestão dos cursos e departamentos.
- Analisar, na PROPLAD, o custo/benefício do compartilhamento de processo de aquisição e compras entre os campi.
- Promover transparência e melhorar a interação entre os setores administrativos da Reitoria e os campi, ampliando o uso de vídeo conferências para resolver problemas comuns a todos.
- Implementar e incentivar, por meio de TIC´s, formatos não necessariamente presenciais para reuniões, destinando recursos consideráveis atualmente despendidos com o pagamento de diárias e passagens para apoiar atividades-fim da universidade.
- Avaliar continuamente os processos de gestão a partir de subsídios fornecidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
- Propor a existência de uma mesa de negociação permanente entre a gestão da UTFPR e as entidades de classe que atuam na Universidade para resolução de demandas dessas organizações.
- Elaborar sistema de mapeamento de competências/formações dos técnico-administrativos para aprimorar os processos de alocação de servidores com o intuito de valorizar suas habilidades e aumentar as suas satisfações com o próprio trabalho e, assim, promover a melhoria do clima organizacional.
- Equacionar de forma equilibrada o número de técnicos-administrativos na Reitoria, considerando as demandas específicas de cada campi.
- Implantar gestão transparente e impessoal com critérios claros para distribuição de vagas de servidores, bem como evitar as concessões personificadas para movimentação de pessoal (remanejamento e remoção).
- Estimular a interação e a aproximação dos docentes e técnicos administrativos com gestores, a fim de promover ações para uma gestão participativa entre os diversos atores da instituição.
- Implantar ações que possibilitem a redução dos valores do plano de saúde, mantendo-se a sua sustentabilidade.
- Submeter o contrato/serviço de plano de saúde atual à auditoria independente e atualização atuarial, procedendo-se o recálculo justo dos valores das mensalidades.
- Ofertar à comunidade UTFPR opções de adesão a outros planos de saúde favoráveis, por meio, por exemplo, da regionalização dos serviços ou com propostas que disponibilizem cobrança variável, cobrança por cesta de serviços, entre outros.
- Rever o regulamento que estabelece as regras da UTFPR para abertura de concursos, respeitando as especificações de cada campus.
- Rever as métricas e modelo de avaliação do servidor, considerando atividades de gestão e de extensão que hoje não estão previstas.
- Melhorar a sintonia da DIRGTI com as equipes de TIC dos campi e viabilizar treinamentos e métodos para que se possa trabalhar de modo mais integrado, trocando conhecimento e buscando o desenvolvimento e a integração no uso das TICs.
- Estruturar um canal de Transparência Universitária de modo que a comunidade acadêmica possa ver como são gastos os recursos da Reitoria.
- Adequar e melhorar os padrões de segurança da UTFPR, mas sem perder a essência de espaço público.
- Sugerir a organização de comissões de segurança em todos os campi universitários, à luz da atuante no Campus Curitiba, para proporem iniciativas que melhorem a percepção de segurança para alunos e servidores.
- Elaborar protocolos de acionamento e registro de ocorrências para as agências governamentais de controle social, com o objetivo de reduzir violência nos campi e seus entornos.
- Fortalecer projetos existentes para melhorias dos espaços acadêmicos dos campi.
- Propor, dentro da possibilidade real de cada campus, a criação/recriação de espaços de estudo/aprendizagem interdisciplinares, abertos 24h.
- Implantar o Escritório de Sustentabilidade como órgão responsável para planejar, organizar, implementar e avaliar políticas e ações institucionais relacionadas às questões legais e ambientais e de sustentabilidade.
- Contribuir para o desenvolvimento dos pequenos produtores locais, definindo como política para contratação de empresas de alimentação, por exemplo, a exigência de participação desses produtores como fornecedores.
- Valorizar projetos da UTFPR desenvolvidos para tratamento dos resíduos orgânicos e de reciclagem de resíduos sólidos para descarte de material produzido pela própria Universidade.
- Promover projetos de pesquisa e/ou extensão para integrar a comunidade do entorno de sedes e campi da UTFPR para preservar e refletir sobre os ecossistemas desses locais, podendo gerar atividades econômicas diferenciadas com vistas à sustentabilidade e qualidade de vida.
- Desenvolver de forma efetiva a política ambiental da UTFPR valorizando-se, na visão interdisciplinar, os significados da educação e da sustentabilidade num ambiente amplamente dotado de tecnologia e humanismo.
- Avaliar as atuais construções da UTFPR para propor adequação dos edifícios existentes a padrões de sustentabilidade econômica e ambiental, bem como criar a política de construção sustentável para as novas obras contratadas.
- Incentivar a criação de jardins verdes (jardins verticais, telhado verde) nos espaços universitários.
- Implantar e implementar ações nos campi em atenção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
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INCLUSÃO
- Promover a Educação Inclusiva nos termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, na Lei Brasileira da Inclusão e nas diretrizes do MEC sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
- Incentivar a criação de disciplinas e atividades que tratem de assuntos relacionados à Educação Inclusiva valorizando-se a relevância da formação do sujeito autônomo e respeitando a individualidade e os interesses específicos dos estudantes.
- Promover a inclusão social, reconhecendo e incluindo questões de gênero, valorizando aspectos das etnias e das culturas populares, de povos originários e de comunidades tradicionais.
- Investir constantemente em tecnologias de apoio e suporte às pessoas público-alvo da educação especial.
- Apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão com o intuito de criar recursos tecnológicos facilitadores para inclusão das pessoas público-alvo da educação especial.
- Propor oficinas, cursos e atividades de qualificação profissional para o corpo docente se sentir mais confiante na qualidade de sua atuação junto aos estudantes com necessidades diferenciadas.
- Institucionalizar políticas para o contínuo combate ao preconceito e às diversas formas de discriminação social, política, econômica, cultural e linguística.
- Ofertar, continuamente, por meio da PROGRAD, capacitação para docentes e técnico-administrativos aprenderem LIBRAS, além de fomentar a realização de convênios com instituições de ensino para surdos com o intuito de promover a interação entre a UTFPR e a comunidade surda.
- Promover a acessibilidade arquitetônica e educacional a partir da revisão de projetos de cursos e programas e da adequação de espaços, de forma contínua e sustentável.
- Desenvolver e implementar ações de inclusão de pessoas com deficiência, nos cursos de graduação e de pós-graduação, focadas nos aspectos técnicos, didático-pedagógicos, adequações, quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e educacionais.
- Propiciar a interação e aproximação entre docentes e estudantes dos diversos cursos de graduação da instituição com as ações de acompanhamento psicopedagógico já desenvolvidas pelos NUAPEs e NAPNEs, fortalecendo a inclusão entre os membros da comunidade acadêmica.
- Criação de um comitê de pessoas com deficiência, incluindo alunos e servidores, para acompanhar a implementação de medidas de acessibilidade na UTFPR.
- Elaboração de relatórios periódicos com uma métrica do atual nível de adaptação cognitiva e arquitetônica de todos os campi para, a partir das discussões com o comitê de pessoas com deficiência, estabelecer medidas para atender as atuais demandas nessa área.
- Regulamentar internamente a obrigatoriedade do uso de recursos em Libras, legenda e audiodescrição em todos os comunicados oficiais da UTFPR.
- Manter o funcionamento do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
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BEM-ESTAR E SAÚDE DOS SERVIDORES
- Propor projetos para que os TAs possam se engajar em atividades de extensão e pesquisa, elaborando uma agenda de demandas de qualificação nas quais eles possam atuar como consultores.
- Estabelecer redes com outras universidades para promoção conjunta de cursos de formação continuada para servidores.
- Planejar distribuição equitativa da carga horária e da estruturação de espaços e equipamentos adequados a fim de propiciar condições dignas de trabalho.
- Rever métricas para que os docentes tenham as práticas de Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão distribuídas de modo equilibrado para conseguirem as promoções e as progressões na carreira docente.
- Implantar centro de formação pedagógica (EAD) para qualificar docentes que desejem aprimorar suas ações metodológicas e didáticas com foco em diversas propostas de ensino, entre outras, por exemplo, as de tecnologias ativas de aprendizagem.
- Oferecer condições planejadas, respeitada a autonomia dos respectivos programas, para que servidores possam se qualificar em outras instituições e, assim, aprimorarem suas carreiras.
- Garantir número de vagas para que servidores realizem curso de pós-graduação stricto sensu em programas da UTFPR, respeitada a autonomia dos Programas.
- Incrementar ações para segurança no trabalho e prevenção de acidentes a fim de promover um ambiente saudável.
- Elaborar ações para resgatar a participação dos servidores aposentados na vida cotidiana da Universidade.
- Propor políticas educativas e de comunicação para combater assédio moral e sexual na Universidade.
- Envolver os campi na promoção e aproveitamento da estrutura de EAD para realizar atividades como cursos, treinamentos e capacitações, sobre temas relacionados à Saúde Mental e Qualidade de Vida para todos os servidores,
- Auxiliar os campi na oferta de capacitação continua das COGERHs, DEPEDs e chefias sobre relacionamento interpessoal e gestão de conflitos.
- Propor soluções para a implementação da política de contratação docentes no regime parcial de 20 horas, possibilitando o aproveitamento de expertises de profissionais experientes provenientes do mundo do trabalho.
- Possibilitar, respeitada a autonomia dos campi e dos respectivos departamentos acadêmicos, a partir de critérios claros e objetivos, remoção e redistribuição de servidores.
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BEM-ESTAR, SAÚDE E REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL
- Propor a transformação da atuação ASSAE em Pró-reitora de Vida Acadêmica, responsável por definir e implementar políticas institucionais voltadas ao bem-estar, inclusão, permanência e sucesso estudantil no âmbito institucional.
- Promover, por meio de planejamento adequado, e critérios claros, equilíbrio na distribuição dos recursos da Assistência Estudantil entre os campi.
- Incentivar, com apoio financeiro por meio de edital, o desenvolvimento de atividades lúdicas (gincanas, oficinas, envolvendo a academia e a sociedade.
- Prever, a partir de critérios objetivos e construtivos, distribuição de benefícios para DCEs, CAs, DAs, e Grêmios Estudantis.
- Estudar encaminhamentos para promover a permanência dos estudantes e redução de evasão na Universidade, ampliando as políticas de atendimento e assistência estudantil com o NUAPE.
- Analisar possibilidades junto aos municípios em que a UTFPR está presente de parcerias e convênios para estruturar moradias estudantis.
- Sugerir aos campi a adoção de programa para acolhimento estudantil com o objetivo de facilitar a transição dos estudantes do Ensino Médio ao Ensino Superior, com o auxílio de monitores e/ou professores padrinhos de turmas.
- Auxiliar financeiramente os campi para o desenvolvimento de projetos que visem melhorar e ampliar os espaços de convivência da comunidade universitária.
- Criar portal com objetivo de aperfeiçoar os canais de comunicação com os egressos visando obter indicadores para, por meio da CPA, avaliar as ofertas de cursos pela UTFPR, bem como o vínculo entre suas propostas de matrizes aderentes com o mundo do trabalho.
- Propor às DIRGRADs a criação, em cada um dos campi, de grupo de apoio com atividades sociais para acolher demandas de sofrimento psíquico, orientado pelos NUAPEs.
- Promover, aproveitando-se a estrutura de EAD, cursos e ofertas de disciplinas relacionados à Felicidade, Saúde Mental e Qualidade de Vida para os discentes.
- Estudar a criação e implantação, como política institucional, no âmbito da reitoria, o serviço de transporte estudantil intersedes e centro-sede nos campi, em parceria com as prefeituras.
- Restabelecer, como resultado de uma melhor eficiência no planejamento e aplicação de recursos, o subsídio para redução do valor da alimentação nos Restaurantes Universitários (RU).
- Institucionalizar políticas de valorização da vida acadêmica dos estudantes com aprimoramento das ofertas de ensino, projetos especiais e atividades esportivas, culturais e artísticas.
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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
- Destinar, robusto investimento para o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, inclusive àquelas destinadas à Educação a Distância.
- Incentivar a expansão da infraestrutura de TICS nos diversos campi para a efetiva implementação da política de Educação a Distância na instituição.
- Incentivar e apoiar o desenvolvimento de cursos e programas a distância (EaD), destinando investimentos para aquisição de tecnologia, formação de profissionais e melhorias na infraestrutura para fortalecimento da implementação da política de Educação a Distância na instituição.
- Ampliar, por meio da EAD e da instrumentalização dos campi como Polos de Apoio Presencial (PAP), a abrangência da oferta de cursos não regulares nos diversos Campi.
- Instituir como política institucional a permanente pesquisa e incorporação de novas tecnologias, mirando a redução de custos e a melhoria na prestação dos serviços à comunidade em geral.
- Discutir e propor uma nova estrutura de gestão da TICS na UTFPR, considerando as competências individuais e necessidades institucional.
- Propor a abertura de um Comitê de Segurança da Informação para definir normas e procedimentos para gestão dos dados corporativos da Universidade.
- Definir diretrizes para determinar a aquisição de softwares pela UTFPR.
- Apoiar projetos internos para soluções mobile que pretendam aprimorar a comunicação organizacional na UTFPR.
- Viabilizar o desenvolvimento do sistema corporativo para agregar as ações dos cursos EAD.
- Reforçar as estruturas de TI considerando as demandas e as tendências atuais, como o uso de sistemas hospedados em nuvens seguras.
- Promover soluções para a integração entre o sistema corporativo, o sistema de estágio, o Moodle institucional e o SEI.
- Propor soluções de TI para informatizar serviços da DERAC aos estudantes via APP acessíveis a partir da telefonia móvel.
- Desenvolver aplicativo para acesso ao sistema de matrícula, ao sistema de avaliação docente pelo discente e para solicitação de requerimentos junto à DERAC.
- Apoiar os já existente e estimular a criação de mais laboratórios multiusuários, de uso comum, como suporte a cursos presencias e EAD na instituição.
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COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONALIZAÇÃO
- Fortalecer a marca e a imagem institucional a partir do desenvolvimento de um plano de marketing institucional, com apoio de consultoria profissional ou de expertises aderentes aos cursos da instituição.
- Criar a grife UTFPR com o intuito de fortalecer e consolidar a marca na forma de projeto institucional, cujos valores arrecadados serão revertidos para o bem-estar estudantil.
- Materializar a Política de Comunicação institucional nos âmbitos interno e externo, bem como nacional e internacional, retroalimentando-se a partir do uso intensivo das variadas mídias e redes sociais.
- Melhorar efetivamente a usabilidade e interface do Portal institucional, haja vista a dificuldade de navegabilidade e localização de objetos.
- Fortalecer a representatividade e a participação institucional externa, aderente às relações institucionais.
- Incentivar as relações interinstitucionais, materializando-se em acordos de cooperação com parceiros estratégicos aproximando culturas diversas para produzir ações cooperativas na forma de pesquisa colaborativa, apoio tecnológico, intercâmbio profissional e ações de socialização do conhecimento.
- Operacionalizar as relações institucionais nos âmbitos nacional e internacional, visando ao efetivo reconhecimento da UTFPR nos diversos órgãos e entidades ligadas às áreas de atuação da instituição.
- Tornar efetiva a política de comunicação institucional, promovendo a divulgação da UTFPR para torná-la reconhecida como universidade de fato junto ao Poder Público (municipal, estadual e nacional), à sociedade e ao setor produtivo, bem como diante de potenciais parceiros no país e no exterior.
- Consolidar os convênios e parcerias já existentes entre UTFPR e universidades brasileiras e estrangeiras.
- Apoiar de forma permanente o intercâmbio docente e discente com outros profissionais de programas governamentais e não governamentais.
- Fomentar o fortalecimento das relações institucionais por meio de prospecção de emendas parlamentares e financiamentos governamentais e/ou doações.
- Discutir e estudar, continuamente, com os municípios onde a UTFPR está presente, ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico local e regional, valorizando o papel institucional na municipalidade, inclusive pelo Escritório Social aqui proposto.
- Promover a mobilidade discente e docente para participação em programas internacionais, bem como a operacionalização de reconhecimento e validação de diplomas no âmbito instituição.
- Assumir a internacionalização como política institucional para além de assinaturas de convênios, viagens e fotos. Há que se buscar efetividade da ação com parcerias internacionais que tragam novos conhecimentos e financiamento a projetos institucionais. E isso se obtém com apoio e incentivo financeiro aos verdadeiros protagonistas dos acordos de cooperação, que são os pesquisadores e servidores que desenvolvem atividades de cooperação a partir de suas expertises nas mais diferentes áreas do conhecimento. A gestão deve ser agente-meio, não agente-fim.
- Auxiliar as iniciativas individuais na elaboração de projetos com parceiros estrangeiros por meio de abertura de editais de financiamento pela PROREC, PROGRAD e PROPPG.
- Ampliar as opções de acordos de dupla diplomação e mobilidade, expandindo-as para alunos de todos os campi e incentivar a expansão de acordos de dupla diplomação para os cursos agindo como facilitador entre o servidor da UTFPR e a instituição parceira.
- Qualificar os servidores nos temas pertinentes à internacionalização como, por exemplo, aprendizagem de uma segunda e/ou terceira língua.
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RELAÇÕES COM A FUNDAÇÃO DE APOIO
- Reconhecer a Fundação de Apoio como patrimônio da UTFPR, dando a ela a devida importância, colaboração e responsabilidades.
- Agir para que as relações entre a UTFPR e a FUNTEF sejam sempre de forma colaborativa e não competitiva.
- Publicizar à comunidade a definição clara de papéis e responsabilidades nas relações entre a Fundação, a UTFPR e os profissionais proponente nos projetos.
- Promover a desburocratização dos processos de interação entre UTFPR e FUNTEF, possibilitando maior agilidade na prestação dos serviços à comunidade em geral, bem como nos devidos retornos previstos à universidade.
- Estabelecer novo modelo de relação entre UTFPR/FUNTEF a partir de princípios, critérios e indicadores de gestão, governança, compliance e integridade.
- Possibilitar, após estudo de viabilidade e benchmarking junto a outras universidades, sem prejudicar a abrangência da FUNTEF, a contratação de outras fundações visando maior efetividade nas relações de apoio entre elas e a universidade.
- Incentivar a prática de comunicação eficiente entre Fundação PROPLAD, PROREC e os campi com suas diretorias de áreas. Fomentar e solicitar a publicização periódica (bimestral) de prestações de contas de forma ampla à comunidade.
- Pleitear que a Fundação preste um serviço de “Apoio/Atendimento ao Primeiro Projeto”, como mecanismo de orientação e saneamento de dúvidas aos servidores iniciantes em projetos com a fundação.
- Instigar a integração de ferramentas EAD nos cursos de extensão e de especialização da UTFPR, colocando a fundação como fomentadora de recursos nesta área.
- Propor que os cursos de especialização lato sensu sejam vinculados à estrutura da PROREC/PROPPG e operacionalizados pelas DIRECs/DIRPPGs, sujeitos à aprovação de abertura por DIREC/DIRPPG e DIRPLAD, e que seu fechamento ocorra no COEMP/COPPG.
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